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Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Diego Santana Rocha de-
dc.creatorSantos, José Carlos Sales dos-
dc.date.accessioned2022-05-12T01:15:19Z-
dc.date.available2022-05-12T01:15:19Z-
dc.date.issued2017-01-
dc.identifier.citationJESUS, D. S. R. de; SANTOS, J.C.S. dos. Prospecção de marketing na biblioteca pública do estado da bahia: um estudo de caso. R. Bibliomar, São Luís, v. 16, n. 1, p. 115-130, jan./jun. 2017. Disponivel em: file:///C:/Users/aluno/Downloads/7621-Texto%20do%20artigo-26684-1-10-20180420.pdfpt_BR
dc.identifier.issn2526-6160pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35206-
dc.description.abstractThis study was made in order to map the marketing strategies in the information services of the BibliotecaPública do Estado da Bahia (BPEB), it is the result from the emergence of new informational media and the advent of technology, especially in the last decades of the 20th century, which broke some stereotypes about the role of libraries in the perspective of contributing to society. One of the prerequisites that is responsability to the nowadays librarians is the managerial vision, translated, among many possible ways, in the use of marketing in several kinds of medias. The method of research used was descriptive, it was developed through a unique study case in the BPEB, a nationwide reference as the first public library of Latin America. To do the data collection it was applied a questionnaire to the users of the Library and a interview for employees/managers who have activities directly related to the institution's marketing practices. It was found that the BPEB has structure and praticesfavorable to the use of marketing to promote their products and information services, but it’s necessary a better strategic planning to ensure adequate divulgation of these activities to a wider range, this should be allied with the attending of the information needs of its users.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherOutra instituiçãopt_BR
dc.relation.ispartofR. Bibliomarpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectBiblioteca públicapt_BR
dc.subjectGestão da informaçãopt_BR
dc.subjectBiblioteca Pública do Estado da Bahiapt_BR
dc.subject.otherMarketingpt_BR
dc.subject.otherPublic librarypt_BR
dc.subject.otherInformation managementpt_BR
dc.subject.otherBiblioteca Pública do Estado da Bahiapt_BR
dc.titleProspecção de marketing na Biblioteca Pública do Estado da Bahia: um estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeMarketing prospection at Biblioteca Pública do Estado da Bahia: a case studypt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.initialsOIpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.citation.volume16pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage115pt_BR
dc.citation.epage130pt_BR
dc.description.resumoCom o objetivo de mapear as estratégias de marketing nos serviços de informação da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB), o estudo resulta do surgimento de novos suportes informacionais e o advento das tecnologias, sobretudo, nas últimas décadas do século XX, o que quebrou alguns estereótipos a respeito do papel das bibliotecas, na perspectiva de contribuição para a sociedade. Um dos pré-requisitos que competem ao profissional bibliotecário dos dias atuais é a visão gerencial, traduzida, dentre tantas formas possíveis, pelo uso do marketing nas mais diversas unidades de informação. A investigação, de natureza descritiva, desenvolveu-se através de um estudo de caso único, na BPEB, referência em âmbito nacional, por ser a primeira biblioteca pública da América Latina. A coleta de dados utilizou-se de um questionário, aplicado a usuários da Biblioteca, e de um roteiro de entrevista estruturado, para funcionários/gestores que têm atividades diretamente ligadas às práticas de marketing da instituição. Constatou-se que a BPEB possui estrutura e práticas favoráveis ao uso do marketing na promoção dos seus produtos e serviços de informação, mas faz-se necessário um melhor planejamento estratégico para adequar a divulgação dessas atividades a um alcance mais amplo e ao atendimento às necessidades informacionais dos seus usuários.pt_BR
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