Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35205
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Desinformação, pós-verdade e comportamento humano: discussões plausíveis
Título(s) alternativo(s): Disinformation, post-truth and human behavior: plausable discussions
Autor(es): Santos, José Carlos Sales dos
Santos, Vagner Marcelo Ramos
Lavigne, Fabiana Costa
Resumo: A desinformação, pós-verdade e comportamento humano despontam-se como temáticas emergentes na Ciência da Informação (CI), mas carecem de estudos e pesquisas que concatenem os mencionados assuntos conjuntamente. A desinformação reserva conteúdos orientados a convencer a opinião pública a determinadas notícias falsas, visando sempre vantagens particulares. Encontra-se, perante a disseminação intensa de conteúdos em fontes de informação, o comportamento de leitores inscritos em novos cenários e desafios informacionais. Considerando essas premissas introdutórias, o objetivo do presente artigo procurou analisar como os processos da desinformação e pós-verdade podem repercutir nas práticas relacionadas ao comportamento de leitores, a partir de determinadas notícias publicadas em meios de comunicação. Para cumprir o objetivo balizador do paper, os autores discorreram acerca de conceitos relativos à desinformação e ao processo de compartilhamento de notícias falsas em meios de comunicação tradicionais e digitais, com destaque às redes sociais. As considerações finais evidenciaram que leitores precisam considerar e compreender os desafios impostos pela disseminação ostensiva de notícias falsas, que repercute negativamente nas práticas intrínsecas ao comportamento humano.
Abstract: Disinformation, post-truth and human behavior emerge as themes emerging from Information Science (CI), but they lack studies and research that concatenate the mentioned issues together. Disinformation reserves content aimed at convincing the public opinion about certain false news, always seeking particular advantages. Faced with the intense dissemination of content in information sources, the behavior of users / readers is inscribed in new scenarios and informational challenges. Considering these introductory premises, the objective of this article sought to analyze how the processes of misinformation and false news can have an impact on practices related to the behavior of readers, based on certain news published in the media.To fulfill the goal of the paper, the authors discussed concepts related to misinformation and the process of sharing false news in traditional and digital media, with emphasis on social networks. The final considerations showed that users / readers need to consider and understand the challenges imposed by the ostensible spread of false news, which has a negative impact on practices intrinsic to human behavior.
Palavras-chave: Desinformação
Pós-Verdade
Notícias Falsas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Outra instituição
Sigla da Instituição: OI
Citação: SALES, J. C. dos S.; SANTOS, V. M. R.; LAVIGNE, F. C. Desinformação, pós-verdade e comportamento humano: discussões plausíveis. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, v. 34, n. 02, p. 313-331, jul./dez. 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.14295/biblos.v34i2.11368
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35205
Data do documento: 31-Dez-2020
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (ICI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desinformação_pós-verdade_e_comportamento_humano_Jose_Carlos.pdf495,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.