Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35205
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, José Carlos Sales dos-
dc.creatorSantos, Vagner Marcelo Ramos-
dc.creatorLavigne, Fabiana Costa-
dc.date.accessioned2022-05-12T01:08:25Z-
dc.date.available2022-05-12T01:08:25Z-
dc.date.issued2020-12-31-
dc.identifier.citationSALES, J. C. dos S.; SANTOS, V. M. R.; LAVIGNE, F. C. Desinformação, pós-verdade e comportamento humano: discussões plausíveis. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, v. 34, n. 02, p. 313-331, jul./dez. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2236-7594pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35205-
dc.description.abstractDisinformation, post-truth and human behavior emerge as themes emerging from Information Science (CI), but they lack studies and research that concatenate the mentioned issues together. Disinformation reserves content aimed at convincing the public opinion about certain false news, always seeking particular advantages. Faced with the intense dissemination of content in information sources, the behavior of users / readers is inscribed in new scenarios and informational challenges. Considering these introductory premises, the objective of this article sought to analyze how the processes of misinformation and false news can have an impact on practices related to the behavior of readers, based on certain news published in the media.To fulfill the goal of the paper, the authors discussed concepts related to misinformation and the process of sharing false news in traditional and digital media, with emphasis on social networks. The final considerations showed that users / readers need to consider and understand the challenges imposed by the ostensible spread of false news, which has a negative impact on practices intrinsic to human behavior.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherOutra instituiçãopt_BR
dc.relation.ispartofBiblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesinformaçãopt_BR
dc.subjectPós-Verdadept_BR
dc.subjectNotícias Falsaspt_BR
dc.subject.otherMisinformationpt_BR
dc.subject.otherPost-Truthpt_BR
dc.subject.otherFake Newspt_BR
dc.titleDesinformação, pós-verdade e comportamento humano: discussões plausíveispt_BR
dc.title.alternativeDisinformation, post-truth and human behavior: plausable discussionspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.initialsOIpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAOpt_BR
dc.citation.volumev. 34pt_BR
dc.citation.issuen. 02pt_BR
dc.citation.spagep. 313pt_BR
dc.citation.epagep. 331pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14295/biblos.v34i2.11368pt_BR
dc.description.resumoA desinformação, pós-verdade e comportamento humano despontam-se como temáticas emergentes na Ciência da Informação (CI), mas carecem de estudos e pesquisas que concatenem os mencionados assuntos conjuntamente. A desinformação reserva conteúdos orientados a convencer a opinião pública a determinadas notícias falsas, visando sempre vantagens particulares. Encontra-se, perante a disseminação intensa de conteúdos em fontes de informação, o comportamento de leitores inscritos em novos cenários e desafios informacionais. Considerando essas premissas introdutórias, o objetivo do presente artigo procurou analisar como os processos da desinformação e pós-verdade podem repercutir nas práticas relacionadas ao comportamento de leitores, a partir de determinadas notícias publicadas em meios de comunicação. Para cumprir o objetivo balizador do paper, os autores discorreram acerca de conceitos relativos à desinformação e ao processo de compartilhamento de notícias falsas em meios de comunicação tradicionais e digitais, com destaque às redes sociais. As considerações finais evidenciaram que leitores precisam considerar e compreender os desafios impostos pela disseminação ostensiva de notícias falsas, que repercute negativamente nas práticas intrínsecas ao comportamento humano.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (ICI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desinformação_pós-verdade_e_comportamento_humano_Jose_Carlos.pdf495,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.