Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35197
metadata.dc.type: Livro
Title: Cupim conta- contos: protagonismo de contos afro-brasileiros e indígenas nos quadrinhos
metadata.dc.creator: Santos, Tamires
Ribeiro, Larissa
Jesus, Rogério
Santos, Edivan
Santos, Danilo
Góes, Emilly
Silva, João
Fadigas, Júlia
metadata.dc.description.resumo: A criação da revista Cupim Conta Contos pelo grupo de extensão Cupim: Narrativas Gráficas da Escola de Belas Artes - UFBA se baseia no fomento da Lei brasileira de n° 11.645, sobre o ensino da cultura afro-brasileira e indígenas nas escolas, diante da escassez de conteúdo lúdico observada e a necessidade de retratar as histórias dos povos que têm grande importância para a identidade brasileira os denotando um grande destaque social. A metodologia utilizada se baseia no Design Thinking, que tem como linha processual a Imersão, Ideação e Prototipação. Na Imersão buscou-se estudar autores que pesquisam quadrinhos, contos e atividades lúdicas com o público-alvo; na Ideação buscou-se uma metodologia específica de Quadrinhos analisando referências e similares; e na Prototipação foram feitos mockups e a versão final da revista. Dessa maneira, percebe-se que os Quadrinhos tem forte influência entre os jovens e é uma maneira muito amistosa e lúdica de difundir conteúdos relevantes à sociedade, como as histórias orais que representam as histórias não contadas de povos que muito colaboraram na construção da identidade brasileira.
Abstract: The creation of the comics Cupim Conta Contos by the researchh group Cupim: Graphic Narratives and Visual Arts of the School of Fine Arts - UFBA is based on the diffusion of the Brazilian Law nº 11.645, on the teaching of Afro-Brazilian and indigenous culture in schools, in view of the scarcity of playful content observed and the need to portray the stories of the peoples that are of great importance for the Brazilian identity. The methodology used is based on Design Thinking, whose process line is Immersion, Ideation and Prototyping. At Immersão, we sought to study authors who research comics, short stories and recreational activities with the target audience; Ideação sought a specific methodology for Comics, analyzing references and similars; and in Prototyping, mockups and the final version of the magazine were made. The magazine has 8 Afro-Brazilian and indigenous tales in the Comics format. In this way, the result demonstrates how this language has a strong influence among young people and is a way friendly and playful to disseminate relevant content to society, as well as the oral histories of people who collaborated in the construction of Brazilian identity.
Keywords: História em Quadrinhos
Cultura Afrobrasileira
Cultura Indígena
Oralidade
Design thinking
Projeto Editorial
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Belas Artes
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35197
Issue Date: 15-Oct-2021
Appears in Collections:Livro e Capítulo (EBA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cupim-miolo-2021-ri.pdf59,25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.