Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35167
Tipo: Tese
Título: Blank verse: a tradução da história e das histórias de William Shakespeare no mundo virtual
Autor(es): Figueiredo, Manoela Sarubbi Henares
Primeiro Orientador: Ramos, Elizabeth Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Ramos, Elizabeth Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Medeiros, Fernanda Teixeira de
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Maurício Matos dos Santos
metadata.dc.contributor.referee4: Azevedo, Luciene Almeida de
metadata.dc.contributor.referee5: Yerro, Jorge Hernán
Resumo: Blank Verse é uma web série que recria William Shakespeare e outros personagens históricos do período elisabetano reimaginados como estudantes e professores universitários nos dias atuais. Através de vídeos curtos e postagens em redes sociais, é possível acompanhar os personagens em suas jornadas como escritores iniciantes, num contexto altamente mediado pela tecnologia. A mescla criativa de elementos históricos, biográficos e ficcionais provoca as reflexões conduzidas nesta tese. A análise parte da contextualização histórica do período elisabetano e dos processos de produção e escrita dos dramaturgos que viveram a chamada “era de ouro” do teatro inglês. Dois biógrafos, Bill Bryson e Peter Ackroyd, foram fundamentais para a reconstrução deste período e de William Shakespeare como autor e personagem histórico. Em seguida, fez-se necessário compreender o funcionamento das plataformas virtuais que possibilitaram o surgimento de Blank Verse, e, por isso, autores como Henry Jenkins, Marie-Laure Ryan e Pierre Levy fundamentaram os estudos das teorias de mídias e das narrativas transmídia. Na web série, os processos de escrita criativa protagonizam toda a trama. Dessa forma, para compreender a importância da escrita e da autoria nesta recriação ficcional da biografia de Shakespeare, foi imprescindível a leitura de autores como Luciene Azevedo, Eneida Souza, Roland Barthes e Michel Foucault. Finalmente, pensando na conexão entre presente e passado, biografia e ficção evidenciada pela web série, a tese propõe uma reflexão acerca da diluição das fronteiras entre história e literatura, verdade e ficção, real e virtual, considerando todos estes elementos produtos da mesma ferramenta: a linguagem. Neste aspecto, os aliados teóricos foram os historiadores e filósofos Hayden White, Pierre Nora, Paul Veyne, Giorgio Agambem, Walter Benjamin e Friedrich Nietzsche. Além disso, a produção dramática e poética de William Shakespeare, especialmente as peças do início de sua carreira, presentes ao longo de toda a web série, fazem também parte do corpus desta tese.
Abstract: Blank Verse is a web series that portrays William Shakespeare and other historic characters from the Elizabethan period as university students and staff in the 21st century. Through short episodes we follow their journeys as young writers in an environment that is completely mediated by technology. The creative mixture of historical, biographical and fictional elements prompted for the reflections presented in this thesis. The first step in this analysis is the historical contextualization of the Elizabethan period, also known as the “golden age” of drama, as well as the creative writing process of William Shakespeare and other playwrights. Two biographers, Bill Bryson and Peter Ackroyd, were instrumental in the reconstruction of the bard’s role as an author and historical character. It was then necessary to understand the virtual platforms that enabled the emergence of Blank Verse, therefore authors such as Henry Jenkins, Marie-Laure Ryan and Pierre Levy laid the grounds for the studies of media theories and transmedia narratives. The creative writing processes play a major role throughout the web series. Thus, in order to understand the importance of writing and authorship in this fictional recreation of Shakespeare's biography, it was vital to read authors such as Luciene Azevedo, Eneida Souza, Roland Barthes and Michel Foucault. Finally, considering the connection between present and past, biography and fiction that was evidenced by the web series, the thesis proposes a reflection on the weakening of the boundaries between history and literature, truth and fiction, real and virtual, all of which are products of the same tool: language. In this respect, the theoretical grounds were laid by the historians and philosophers Hayden White, Pierre Nora, Paul Veyne, Giorgio Agambem, Walter Benjamin and Friedrich Nietzsche. Additionally, William Shakespeare's dramatic and poetic production, especially the plays from the beginning of his career, being present throughout the entire web series, are also part of the corpus of this thesis.
Palavras-chave: Literatura - História e crítica
Literatura - Adaptações
Literatura e história
Escrita criativa
Shakespeare, William - Personagens
Narrativas digitais
Web séries
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35167
Data do documento: 19-Fev-2021
Aparece nas coleções:Tese (PPGLITCULT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Manoela Sarubbi Tese Revisada.pdf3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.