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Tipo: Tese
Título: Brasis da ficção: Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e o Triste fim de Policarpo Quaresma , de Lima Barreto.
Autor(es): Nunes, Edeildes Sena
Primeiro Orientador: Lima, Mirella Márcia Longo Vieira
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Mirella Márcia Longo Vieira
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Rúbens Edson Alves
metadata.dc.contributor.referee3: El Fahl, Alana de Oliveira Freitas
metadata.dc.contributor.referee4: Telles, Lígia Guimarães
metadata.dc.contributor.referee5: Vieira, Nancy Rita Ferreira
Resumo: Este estudo buscou promover o encontro literário entre Machado de Assis e Lima Barreto, escritores de fundamental importância para a Literatura Brasileira, cujas vastas produções, compreendem romances, contos, crônicas, crítica literária, ensaios e artigos, acerca da produção literária e cultural brasileira, e têm como pano de fundo o século XIX, entre o Segundo Reinado e as primeiras décadas da fase republicana. Nesse arco histórico, Machado de Assis (1839-1908) e Lima Barreto (1881-1922), ambos escritores afrodescendentes, de modesta origem social, com antepassados vítimas do tráfico humano para a escravidão, vivenciaram experiências derivadas da dinâmica socioeconômica e política de seu tempo e lugar históricos. Tais experiências – do morro do Livramento à Academia Brasileira de Letras, para Machado, e entre os subúrbios fluminense, as repartições públicas, a imprensa do Rio e o ambiente manicomial, para Lima – são retomadas, tendo em vista o olhar cético e crítico, revelado pelos dois escritores. Fundamentada na hierarquia de classe e das raças, a dinâmica social posta em destaque, nos romances das Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e do Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, fomentou relações espúrias de dependência de classe, racismo e exclusão dos pobres e marginalizados sociais. O Brasil imperial de D. Pedro II e a República, em seus primórdios de acirrado viés militarista e autoritário, forneceram os temas que, mostrando uma desconcertante atualidade, sob variados nuances ficcionais e interpretativos, foram reconfigurados nas obras literárias dos dois escritores. Centrado na análise dos romances das Memórias póstumas de Brás Cubas, lançado em 1881, e do Triste fim de Policarpo Quaresma, cuja primeira edição é de 1915, este estudo também tece o diálogos entre tais narrativas ficcionais e outras obras de seus autores, além de lançar luzes sobre os projetos literários de Machado e de Lima, tendo em vista o fato de ambos terem revelado o Brasil, a partir do interior de instituições caras ao imaginário cultural e político brasileiro, como a família tradicional, o patriarcado, o ambiente intelectual das letras e do jornalismo, a Abolição, a República, a natureza íntima de importantes figuras públicas, expostas, satirizadas e ironizadas em suas atitudes injustas, suas fragilidades morais e vontade de poder.
Abstract: This study aimed to establish the literary dialogue between Machado de Assis and Lima Barreto, writers of fundamental importance for the Brazilian Literature, whose wide productions include novels, short stories, chronicles, literary criticism, essays and articles about Brazilian literary and cultural production, and have as their historical background the 19th century, between the Second Reign and the first decades of the republican phase. In this historical arc, Machado de Assis (1839-1908) and Lima Barreto (1881-1922), both afro descendant writers, of modest origin, with ancestors who were victims of human trafficking into slavery, lived experiences derived from the social and political dynamics of their historical time and place. These trajectories, from Morro do Livramento to Brazilian Academy of Letters, for Machado, and among the fluminense suburbs, public offices and the mental hospital, for Lima, are resumed, in this study, under the prism of the skeptical and critical worldview revealed by the two writers. Based on the hierarchy of class and races, the social dynamics highlighted in the novels Memories of Brás Cubas, by Machado de Assis, The Sad End by Policarpo Quaresma, by Lima Barreto, fostered spurious relations of class dependence, racism and exclusion of the poor and marginalized strata. The Imperial Brazil of D. Pedro II and the Republic, in its beginnings with a lively militaristic and authoritarian bias, provided themes that, showing a disconcerting present, under varied fictional and interpretive nuances, were reconfigured in the both writers’ literary works. Based on the analysis of novels Posthumous Memories of Brás Cubas, launched in 1881, and The Sad End by Policarpo Quaresma, whose first edition is from 1915, this study also establishes the dialogues between these fictional works and other works of their authors, beyond throwing light on the literary projects of Machado and Lima, bearing in mind the fact that both unveiled Brazil, from the on important institutions to the Brazilian cultural and political imagination, such as the traditional family, the patriarchy, the intellectual environment of letters and from journalism, Abolition, the Republic, and the intimate nature of national personalities, that are exposed, satirized and mocked in their injustices, weaknesses and will to power.
Palavras-chave: Assis, Machado - Crítica e interpretação
Barreto, Lima - Crítica e interpretação
Literatura brasileira
Escritores brasileiros - Visão política e social
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35161
Data do documento: 10-Dez-2020
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