https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35121
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Produzir no ensino de teatro formal e informal |
Título(s) alternativo(s): | Produce in formal and informal theater teaching |
Autor(es): | Albuquerque, Débora Lima de |
Primeiro Orientador: | França de Vilhena, D. C |
metadata.dc.contributor.referee1: | França de Vilhena, D. C |
metadata.dc.contributor.referee2: | Araujo, Sérgio Sobreira |
metadata.dc.contributor.referee3: | Mendonça, Célida Salume |
Resumo: | Com a obrigatoriedade do Ensino de Artes nas escolas, a partir das Leis de Diretrizes e Bases (LDB), nº 9394/1996 e, posteriormente do Teatro, com a Lei nº 13.278/2016 é possível unir as áreas da Educação e Produção Teatral na figura do Professor/Produtor. Com isso, a pesquisa expõe a Produção, quais as funções de um produtor e como é realizada fora do âmbito escolar, para em seguida discorrer sobre o como é feita dentro do contexto educacional. Foi utilizado o método de pesquisa exploratória, com dois procedimentos: bibliográfica e pesquisa de campo realizada a partir da minha experiência no Projeto Dom Quixote: biblioteca andante, de 2017 até 2021 e das Práticas de Estágios em Pedagogia do Teatro II e III, no segundo semestre de 2018, em uma escola do ensino formal e no primeiro semestre de 2019, em uma oficina de teatro, oferecida no ensino informal. Esse trabalho teve como referencial teórico Rômulo Avelar e Paulo Freire, entre outros pensadores que elaboraram trabalhos pertinentes sobre os assuntos aqui abordados. Nas considerações finais, entendo que a Produção e a Educação são campos capazes de se comunicarem, uma vez que o teatro seja o ponto de encontro. |
Abstract: | The mandatory teaching of Arts in schools, based on the Laws of Guidelines and Bases (LDB), number 9394/1996, and later on Theater, with Law number 13.278/2016, shows that it is possible to unite the areas of Education and Theater Production in the figure of the Teacher/Producer. The research exposes the Production field, what are the functions of a producer and how it is carried out outside the school environment, to then discuss how it is done within the educational context. The exploratory research method was used with two procedures: bibliographic and field research carried out from my experience in the Dom Quixote Project: walking library, from 2017 to 2021 and from the Internship Practices in Pedagogy of Theater II and III, in the second semester of 2018, in a formal education school and in the first semester of 2019, in a theater workshop, offered in informal education. This work had as theoretical reference Rômulo Avelar and Paulo Freire, among other thinkers who prepared relevant works on the subjects discussed here. In the final considerations, I understand that Production and Education are fields capable to communicate at a common point. |
Palavras-chave: | produção teatral ensino de teatro professor/produtor |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Teatro |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35121 |
Data do documento: | 30-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Teatro |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Produzir no ensino de teatro formal e informal.pdf | TCC - Débora L. de Albuquerque | 1,96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.