https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35111
Tipo: | Tese |
Título: | Autoria, apropriação e práticas colaborativas em plataformas literárias digitais |
Título(s) alternativo(s): | Authorship, Appropriation and collaborative pratices in digital literary platforms |
Autor(es): | Neves, André de Jesus |
Primeiro Orientador: | Azevedo, Luciene Almeida de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Azevedo, Luciene Almeida de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Mônica de Menezes |
metadata.dc.contributor.referee3: | Lima, Elizabeth Gonzaga de |
metadata.dc.contributor.referee4: | Félix, José Carlos |
metadata.dc.contributor.referee5: | Oliveira, Sayonara Amaral de |
Resumo: | Considerando que as transformações culturais e artísticas da contemporaneidade alteram modos de funcionamento da autoria, a tese tem como principal objetivo caracterizar um deslocamento na compreensão do papel do autor considerando as fanfics. Para tanto, foram tomadas como objeto as fanfics “We got married” e “Saga que músculo”, produzidas na plataforma digital literária denominada wattpad, criada tanto para computadores quanto para dispositivos móveis. O estudo das transformações no campo da autoria se deu a partir da noção de inespecificidade (GARRAMUÑO, 2014) e valorizou as concepções de narrativa transmídia e de cultura da convergência (JENKINS, 2009), a noção de actante (LATOUR, 2009; 2012) e os estudos de Anne Jaminson (2017), privilegiando os procedimentos das práticas colaborativas e apropriativas no estudo das fanfics e em especial a importância do papel do leitor ou fã na tentativa de caracterizar o deslocamento da noção de autoria. |
Abstract: | Considering that the cultural and artistic transformations of contemporary times change the ways in which authorship works, the main objective of the thesis is to characterize a change in the understanding of the author’s role considering fanfics. For this purpose, fanfics “We got married” and “Saga que músculo”, produced on the digital literary platform called wattpad, created for both computers and mobile devices, were taken as objects. The study of transformations in the field of authorship was based on the notion of nonspecificity (GARRAMUÑO, 2014) and valued the concepts of transmedia narrative and the culture of convergence (JENKINS, 2009), the notion of actant (LATOUR, 2009; 2012) and the studies of Anne Jaminson (2017), privileging the procedures of collaborative and appropriate practices in the study of fanfics and in particular the importance of the role of the reader or fan in an attempt to characterize the displacement of the notion of authorship. |
Palavras-chave: | Autoria Literatura - História e crítica Literatura e internet Autoria na internet Fanfiction Narrativas digitais Colaboração Apropriação |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35111 |
Data do documento: | 8-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGLITCULT) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - versão final.pdf | 3,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.