Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35111
Tipo: Tese
Título: Autoria, apropriação e práticas colaborativas em plataformas literárias digitais
Título(s) alternativo(s): Authorship, Appropriation and collaborative pratices in digital literary platforms
Autor(es): Neves, André de Jesus
Primeiro Orientador: Azevedo, Luciene Almeida de
metadata.dc.contributor.referee1: Azevedo, Luciene Almeida de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Mônica de Menezes
metadata.dc.contributor.referee3: Lima, Elizabeth Gonzaga de
metadata.dc.contributor.referee4: Félix, José Carlos
metadata.dc.contributor.referee5: Oliveira, Sayonara Amaral de
Resumo: Considerando que as transformações culturais e artísticas da contemporaneidade alteram modos de funcionamento da autoria, a tese tem como principal objetivo caracterizar um deslocamento na compreensão do papel do autor considerando as fanfics. Para tanto, foram tomadas como objeto as fanfics “We got married” e “Saga que músculo”, produzidas na plataforma digital literária denominada wattpad, criada tanto para computadores quanto para dispositivos móveis. O estudo das transformações no campo da autoria se deu a partir da noção de inespecificidade (GARRAMUÑO, 2014) e valorizou as concepções de narrativa transmídia e de cultura da convergência (JENKINS, 2009), a noção de actante (LATOUR, 2009; 2012) e os estudos de Anne Jaminson (2017), privilegiando os procedimentos das práticas colaborativas e apropriativas no estudo das fanfics e em especial a importância do papel do leitor ou fã na tentativa de caracterizar o deslocamento da noção de autoria.
Abstract: Considering that the cultural and artistic transformations of contemporary times change the ways in which authorship works, the main objective of the thesis is to characterize a change in the understanding of the author’s role considering fanfics. For this purpose, fanfics “We got married” and “Saga que músculo”, produced on the digital literary platform called wattpad, created for both computers and mobile devices, were taken as objects. The study of transformations in the field of authorship was based on the notion of nonspecificity (GARRAMUÑO, 2014) and valued the concepts of transmedia narrative and the culture of convergence (JENKINS, 2009), the notion of actant (LATOUR, 2009; 2012) and the studies of Anne Jaminson (2017), privileging the procedures of collaborative and appropriate practices in the study of fanfics and in particular the importance of the role of the reader or fan in an attempt to characterize the displacement of the notion of authorship.
Palavras-chave: Autoria
Literatura - História e crítica
Literatura e internet
Autoria na internet
Fanfiction
Narrativas digitais
Colaboração
Apropriação
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35111
Data do documento: 8-Nov-2021
Aparece nas coleções:Tese (PPGLITCULT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - versão final.pdf3,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.