Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3509
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFernandes, Ciane-
dc.creatorFernandes, Ciane-
dc.date.accessioned2011-10-24T15:11:56Z-
dc.date.available2011-10-24T15:11:56Z-
dc.date.issued2010-12-
dc.identifier.issn1809-9386-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3509-
dc.description16 p.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo discute a relação entre a dança-teatro e o vídeo-documentário a partir da abordagem somática, enquanto método de trabalho corporal (educação e terapia) e criação estética. Neste processo “vídeo-coreográfico” interdisciplinar, associam-se os Estudos da Performance, a Análise de Movimento Laban/Bartenieff e a Psicanálise, delineando conceitos como Performatividade, Dramaturgia de Contrastes, Dinamicidade, Ritmo, Princípios em Movimento, Integração, Pausa Dinâmica e imagem corporal. Num dueto somático da consciência com a memória, o performer torna-se simultaneamente sujeito e objeto, realizador e observador, artista-criador e pesquisador-analista, reconquistando sua autonomia criativa no contexto contemporâneo de constante transformação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDança-Teatropt_BR
dc.subjectVídeo-Documentáriopt_BR
dc.subjectEducação Somáticapt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.titlePela câmera somática: a Dança-Teatro e o vídeo-documentário como performancept_BR
dc.title.alternativeContemporanea - Revista de Comunicação e Culturapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.numberv. 8, n. 2.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Escola de Teatro)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
3590.pdf353,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.