Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34963
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCruz, André Leone dos Santos-
dc.date.accessioned2022-03-29T18:08:07Z-
dc.date.available2022-01-01-
dc.date.available2022-03-29T18:08:07Z-
dc.date.issued2021-09-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/34963-
dc.description.abstractThis academic memorial deals with the discursive genre oral presentation and the teaching of Portuguese, having ethnic-racial relations as its thematic axis. Therefore, it is based on competencies and skills present in the National Common Curricular Base (BNCC) in order to present a didactic proposal for Portuguese language classes in classes of the 9th grade of elementary school. Adapted to the reality imposed by the Coronavirus pandemic, this proposition considers, on the one hand, the practice of hybrid teaching and, on the other, assumptions of gamification. The methodology of the work consists of bibliographical and propositional research based mainly on the studies of Bakthin (2003, 2004), Marcuschi (2007, 2010, 2020), Almeida (2020), Souza (2009), Busarello (2021) and Ribeiro (2019). This theoretical contribution directs the development of a didactic-pedagogical notebook that can support the teaching and learning process of the various stages of the oral presentation genre, addressing basic concepts related to ethnic-racial issues, such as: discrimination and racial prejudice, structural racism, whiteness, blackness, representativeness and anti-racism. It is expected, therefore, to contribute to the process of teaching and learning orality, from its exercise in situations that promote the construction of questions, reflections and positions that are configured in anti-racist practices.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectApresentação oralpt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectEnsino híbridopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.titleO gênero discursivo apresentação oral e as relações étnico-raciais: a construção de uma fala antirracista no ensino fundamental IIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letras - (PROFLETRAS) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Fernanda Maria Almeida dos-
dc.contributor.referee1Santos, Fernanda Maria Almeida dos-
dc.contributor.referee2Souza, Ana Lúcia Silva-
dc.contributor.referee3Santos, Marcos Bispo dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4885134122515454pt_BR
dc.description.resumoEste memorial acadêmico versa sobre o gênero discursivo apresentação oral e o ensino de língua portuguesa, tendo como eixo temático as relações étnico-raciais. Para tanto, fundamenta-se em competências e habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no intuito de apresentar uma proposta didática para as aulas de língua portuguesa em turmas do 9º do ensino fundamental. Adaptada à realidade imposta pela pandemia do Coronavírus, tal proposição considera, por um lado, a prática do ensino híbrido e, por outro, pressupostos da gamificação. A metodologia do trabalho consiste em pesquisa bibliográfica e propositiva fundamentada, sobretudo, nos estudos de Bakthin (2003, 2004), Marcuschi (2007, 2010, 2020), Almeida (2020), Souza (2009), Busarello (2021) e Ribeiro (2019). Esse aporte teórico direciona a elaboração de um caderno didático-pedagógico que poderá subsidiar o processo de ensino e a aprendizagem das diversas etapas do gênero apresentação oral, abordando conceitos básicos relacionados às questões étnico-raciais, tais como: discriminação e preconceito racial, racismo estrutural, branquitude, negritude, representatividade e antirracismo. Espera-se, desse modo, contribuir para o processo de ensino e aprendizagem da oralidade, a partir de seu exercício em situações que promovam a construção de questionamentos, reflexões e posicionamentos que se configurem em práticas antirracistas.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letraspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFLETRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Memorial André final.pdfDissertação922,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Caderno pedagógico final.pdfMaterial Didático1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.