Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34849
metadata.dc.type: Tese
Title: A formação do arquivista para mediação da informação: relação entre currículos e práticas docentes
Other Titles: The formation of the archivist for information mediation: relationship between curricula and teaching practices
metadata.dc.creator: Souza, Maíra Salles de
metadata.dc.contributor.advisor1: Barreira, Maria Isabel de Jesus Sousa
metadata.dc.contributor.referee1: Café, Anderson Luis da Paixão
metadata.dc.contributor.referee2: Madeira, Ana Verena Magalhães
metadata.dc.contributor.referee3: Matos, Maria Teresa Navarro de Britto
metadata.dc.contributor.referee4: Santos, Raquel do Rosário
metadata.dc.description.resumo: O trabalho apresentado analisou, com base nos currículos e práticas docentes nas instituições de ensino superior no Brasil, o processo formativo do arquivista focalizado na mediação da informação, no qual se busca ressaltar o perfil deste profissional para lidar com a produção e o acesso à informação arquivística, a relação usuário versus informação arquivística e os dispositivos informacionais. Para atingir ao objetivo geral desta pesquisa foram formulados alguns objetivos específicos, a saber: levantar e caracterizar os cursos de graduação em Arquivologia em funcionamento no Brasil; levantar e descrever os componentes curriculares que versem em seus conteúdos a mediação da informação nos cursos de Arquivologia; investigar a compreensão dos coordenadores, docentes e discentes dos cursos de Arquivologia estudados sobre a formação do arquivista, no que se refere ao currículo (teoria e prática docente) e mediação da informação; mapear o perfil dos docentes e discentes dos cursos de graduação em Arquivologia das instituições de ensino superior estudadas; e delinear confluências entre os níveis de relevância dados aos conteúdos da mediação da informação na formação do arquivista brasileiro, considerando o currículo prescrito e praticado das instituições de ensino superior estudadas. Assim, adotou-se a pesquisa aplicada, em nível descritivo, caracterizada quanto aos procedimentos como pesquisa documental, referindo-se a pesquisa de campo como de múltiplos casos, por lidar com os cursos de Arquivologia brasileiros. Dentre as técnicas de coleta de dados, destacam-se a observação sistemática indireta, a entrevista e a aplicação de questionário eletrônico, recorrendo à análise de conteúdo que, em razão da complexidade do fenômeno, possibilitou a produção dos resultados, em uma abordagem qualitativa e quantitativa. Os resultados evidenciaram cinco cursos de Arquivologia, localizados na região sul e sudeste do país, que apresentam componentes curriculares específicos que tratam a mediação em arquivos, demonstrando que gradativamente a temática se insere no contexto arquivístico. Observou-se a abordagem tradicionalista coexistindo com a concepção crítica, favorecendo as discussões sobre o perfil do egresso para assumir um papel mediador, voltada para o processo de aprendizagem dialógico, reflexão crítica, comprometimento social. Contatou-se um razoável distanciamento entre o currículo prescrito e a prática docente, observando que os fundamentos teóricos e práticos da mediação da informação são abordados de forma incipiente, associados à ação cultural, educação patrimonial, serviço de referência, usos e usuários e difusão arquivística, dificultando uma mediação consciente por parte dos futuros arquivistas. Na condução dos conteúdos, inferiu-se o esforço dos docentes em contemplar as dimensões da mediação, sobressaindo à dialógica e ética; e há uma tentativa de estimular a conduta do protagonismo, promovendo práticas simuladas, com técnicas pedagógicas participativas e avaliações formativas. O estudo evidencia uma necessidade de reformulação nas competências das Diretrizes Curriculares Nacionais da área, com vista a consolidar os conteúdos e práticas voltados a atender as necessidades informacionais dos usuários e a apropriação da informação como elemento central; atribuir parâmetros para o ensino da mediação da informação; e estreitar as relações com a educação, com o intuito de preparar profissionais que possam garantir serviços e produtos para a sociedade contemporânea e possibilitem situações de aprendizagem.
Abstract: The study presented analyzed, based on the curricula and teaching practices in higher education institutions in Brazil, the archivist's formative process focused on the information mediation, in which the aim is to highlight the profile of this professional to deal with the production and access to archival information, the relationship between user versus archival information and informational devices. In order to reach the general objective of this research, some specific objectives were formulated, namely: survey and characterize the undergraduate courses in archival science currently operating in Brazil; survey and describe the curricular components that focus in their contents the information mediation in archival courses; investigate the understanding of coordinators, professors and students of the archival courses studied about the formation of the archivist, with regard to the curriculum (theory and teaching practice) and information mediation; to map the profile of professors and students of archival courses at the higher education institutions studied; and, to delineate confluences between the levels of relevance given to the contents of information mediation in the formation of the brazilian archivist, considering the prescribed and practiced curriculum of the higher education institutions studied. Thus, applied research was adopted, at a descriptive level, characterized in terms of procedures as documentary research, referring to field research as multiple cases, as it deals with brazilian archival courses. Among the data collection techniques, are highlighted the indirect systematic observation, interview and application of an electronic questionnaire, using content analysis that, due to the complexity of the phenomenon, enabled the production of results, in a qualitative and quantitative. The results showed five archival courses, located in the south and southeast of the country, which have specific curricular components that deal with mediation in archives, demonstrating that the theme is gradually inserted in the archival context. The traditionalist conception was observed coexisting with the critical conception, favoring discussions about the graduate's profile to assume a mediating role, focused on the dialogic learning process, critical reflection, social commitment. There was a reasonable gap between the prescribed curriculum and teaching practice, noting that the theoretical and practical foundations of information mediation are approached in an incipient way, associated with cultural action, heritage education, reference service, uses and users and archival diffusion, making it difficult for future archivists to mediate consciously. In conducting the content, it was inferred the effort of teachers to contemplate the dimensions of mediation, emphasizing the dialogic and ethical; and there is an attempt to encourage protagonism, promoting simulated practices, with participatory teaching techniques and formative assessments. The study highlights a need to reformulate the competences of the National Curriculum Guidelines in the area, with a view to consolidating the contents and practices aimed at meeting the informational needs of users and the appropriation of information as a central element; assign parameters for teaching information mediation; and strengthen the relationship with education, in order to prepare professionals who can guarantee services and products for contemporary society and enable learning situations.
Keywords: Ciência da Informação. Arquivologia.
Mediação da informação - Brasil. Currículo - prática docente.
Information Science. Archival science.
Information mediation - Brazil. Curriculum - teaching practice.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciência da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação 
Citation: SOUZA, Maíra Salles de. A formação do arquivista para mediação da informação: relação entre currículos e práticas docentes. 2021. 301 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Instituto de Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34849
Issue Date: 3-Dec-2021
Appears in Collections:Tese (PPGCI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Maira S. Souza Final.pdf2,26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.