Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34839
Tipo: Tese
Título: Desigualdades raciais e de gênero na educação superior no Brasil
Título(s) alternativo(s): Racial and gender inequalities in higher education in Brazil
Autor(es): Fernandes, Claudia Monteiro
Primeiro Orientador: Barreto, Paula Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: Zimmermann, Clóvis Roberto
metadata.dc.contributor.referee2: Figueiredo, Angela Lucia Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Costa, Joaze Bernardino
metadata.dc.contributor.referee4: Guimarães, Antonio Sergio Alfredo
metadata.dc.contributor.referee5: Barreto, Paula Cristina da Silva
Resumo: Esta tese consiste na investigação das mudanças recentes no sistema de educação superior brasileiro, tento como marco temporal a publicação da Lei n° 12.711/2012, conhecida como “Lei de Cotas”, instrumento normativo que influenciou e influencia o debate acerca das ações afirmativas raciais no Brasil, dentro e fora das universidades. Foram aplicados métodos quantitativos, com o uso de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Educação (MEC), associados a uma revisão da extensa bibliografia mais recente sobre o tema. Inspirada na proposta de um modelo plural de educação superior como horizonte possível, foram aplicadas abordagens decoloniais e interseccionais para analisar as desigualdades raciais, de gênero e territoriais na comunidade acadêmica, destacando o potencial transformador dos atores historicamente excluídos desse espaço de status e poder. O sistema de educação superior em sua organização vertical nas últimas décadas foi o destaque da pesquisa, a partir do perfil dos estudantes de graduação e de pós-graduação, dos titulados mestres e doutores, dos professores com nível superior concluído e, por fim, e dos professores universitários. Para tanto, mobilizei abordagens clássicas de estudos sobre desigualdades raciais no Brasil, especialmente a de Carlos Hasenbalg, acrescentando propostas contemporâneas de decolonialidade do saber e interseccionalidade das opressões. As políticas de acesso na educação superior trouxeram uma presença importante de estudantes negras e negros, mais pobres e originados da rede pública da educação básica, provocando um processo de transformação na graduação, que se expande para as etapas mais avançadas da carreira acadêmica. Na pós-graduação e na docência, essa presença é ainda menos expressiva, e quando estratificada horizontalmente o sistema, ou seja, em diferentes áreas do conhecimento. No contexto de debate sobre a revisão da Lei de Cotas em 2022, espera-se oferecer contribuições para o aprimoramento das estratégias de ações afirmativas, discriminação positiva e diálogo de saberes, no sentido de uma educação menos desigual e mais justa no país.
Abstract: This thesis consists on the investigation of recent changes in the Brazilian higher education system, taking as a time frame the publication of Law No. 12,711/2012, known as the “Quotas and Affirmative Action Law”, a normative instrument that influenced and still influences the debate on racial affirmative actions in Brazil, inside and outside universities. Quantitative methods were applied, using data from the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) and the Ministry of Education (MEC), associated with a review of the most recent extensive bibliography on the subject. Inspired by the proposal of a plural model of higher education as a possible horizon, decolonial and intersectional approaches were applied to analyze racial, gender and territorial inequalities in the academic community, highlighting the transformative potential of actors historically excluded from this space of status and power. The higher education system was described in its vertical organization in recent decades, through the profile of undergraduate and graduate students, masters and doctors, professors who completed higher education and, finally, university professors. In this sense, I mobilized classical approaches on racial inequalities in Brazil, especially Carlos Hasenbalg’s, adding contemporary proposals for the decoloniality of knowledge and the intersectionality of oppressions. Affirmative Action policies in higher education induced an important growth on presence of black and poorer students, and those from the public basic education, strengthening the transformation process in graduation community profile, which multiplies to higher levels of the academic career. In post graduation and teaching, this presence is less expressive, also when the system is horizontally stratified, that is, in different areas of knowledge. In the context of revision of the Quota Law in 2022, I expect to offer contributions to the improvement of affirmative action strategies, positive discrimination and knowledge dialogue, towards a less unequal and fairer higher education system in the Brazil.
Esta tesis consiste en la investigación de cambios recientes en el sistema de educación superior brasileño, tomando como marco temporal la publicación de la Ley n° 12.711 / 2012, conocida como “Ley de Cuotas y Acción Afirmativa”, instrumento normativo que influyó y aún influye el debate sobre acciones afirmativas raciales en Brasil, dentro y fuera de las universidades. Se aplicaron métodos cuantitativos, utilizando datos del Instituto Brasileño de Geografía y Estadística (IBGE) y del Ministerio de Educación (MEC), asociados a una revisión de la bibliografía extensa más reciente sobre el tema. Inspirándose en la propuesta de un modelo plural de educación superior como horizonte posible, se aplicaron enfoques decoloniales e interseccionales para analizar las desigualdades raciales, de género y territoriales en la comunidad académica, destacando el potencial transformador de actores históricamente excluidos de este espacio de estado y poder. El sistema de educación superior se describió en su organización vertical en las últimas décadas, a través del perfil de estudiantes de pre y posgrado, maestrías y doctores, profesores que completaron la educación superior y, finalmente, profesores universitarios. En este sentido, movilicé enfoques clásicos sobre las desigualdades raciales en Brasil, especialmente el de Carlos Hasenbalg, agregando propuestas contemporáneas para la decolonialidad del conocimiento y la interseccionalidad de las opresiones. Las políticas de Acción Afirmativa en la educación superior indujeron un importante crecimiento en la presencia de estudiantes negros y más pobres, y de la educación básica pública, fortaleciendo el proceso de transformación en el perfil de la comunidad de egresados, que se multiplica a niveles superiores de la carrera académica. En posgrado y docencia, esta presencia es menos expresiva, también cuando el sistema está estratificado horizontalmente, es decir, en diferentes áreas de conocimiento. En el contexto de la revisión de la Ley de Cuotas en 2022, espero ofrecer contribuciones para la mejora de las estrategias de acción afirmativa, discriminación positiva y diálogo de conocimiento, hacia un sistema de educación superior menos desigual y más justo en Brasil.
Palavras-chave: Educação Superior
Desigualdades raciais
Interseccionalidade
Ações Afirmativas
Higher Education
Racial Inequalities
Intersectionality
Affirmative Action
Educación Superior
Interseccionalidad
Desigualdades Raciales
Acción Afirmativa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34839
Data do documento: 24-Nov-2021
Aparece nas coleções:Tese (PPGCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Claudia_Monteiro_Fernandes_2021.pdfTese Claudia Monteiro Fernandes2,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.