Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34838
metadata.dc.type: Tese
Title: Cisnormatividade e presenças trans em universidades públicas da Bahia
Other Titles: Cisnormativity and trans presence in public universities in Bahia
metadata.dc.creator: Matos, Marilia Neri
metadata.dc.contributor.advisor1: Sampaio, Sônia Maria Rocha
metadata.dc.contributor.referee1: Sampaio, Sônia Maria Rocha
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Georgina Gonçalves dos
metadata.dc.contributor.referee3: Jesus, Jaqueline Gomes de
metadata.dc.contributor.referee4: Silva, Luís Augusto Vasconcelos da
metadata.dc.contributor.referee5: Andrade, Luma Nogueira de
metadata.dc.description.resumo: A maioria das sociedades construiu olhares fixos sobre conceitos que são naturalizados no cotidiano, entre eles, o conceito de gênero. As pessoas transgêneras, que não se identificam com o gênero designado ao nascer, subvertem essa lógica binária, sendo alvo de marginalização e violência em diferentes contextos, entre eles, o contexto educativo. A partir de diálogos teóricos entre o Interacionismo Simbólico, as Epistemologias do Sul e as teorias queer, a presente tese propõe analisar a presença de pessoas trans em duas universidades federais da Bahia, em diálogo com a cisnormatividade que as afeta. A cisnormatividade é uma imposição da cisgeneridade, como expressão de gênero “natural” e “adequado” à sociedade, violentando outras formas de expressão da identidade de gênero. Considerando a importância de estudos sobre a presença de pessoas transgêneras em ambientes educacionais, com destaque para o ensino superior, esta pesquisa quis colaborar para a compreensão das trajetórias acadêmicas das pessoas transgêneras, bem como os impactos dessas temáticas e pessoas no contexto universitário. Para tanto, com base na abordagem qualitativa, os dados foram produzidos por entrevistas compreensivas com pessoas trans, utilizando também as notas do diário de campo da pesquisa. Os resultados foram construídos em minha em minha trajetória como uma pesquisadora cisgênera que se desconstruiu ao longo da pesquisa, reconhecendo erros e exotificações para com as pessoas trans, como fruto dessa cisgeneridade. Os dados das entrevistas me permitiram perceber que a universidade é reprodutora de silenciamentos e violências contra pessoas trans, não promovendo rápidas respostas para mudanças burocráticas para respeito ao nome social e onde ocorre dificuldade no uso dos banheiros e outros espaços comuns. Ao mesmo tempo, é um terreno contraditório e potencial para a desconstrução dessa cisnorma arraigada, fomentando o encontro entre pessoas trans que se auxiliam na permanência, ao mesmo tempo em que convidam pessoas cis a rever suas ideias e atitudes, apesar de resistências. Dessa forma, considero que o maior impacto da pesquisa foi sobre a minha própria trajetória acadêmica e de vida, reconhecendo as limitações do meu trabalho e possibilidades para futuros estudos, destacando a cisnormatividade como uma opressão que caminha com outras opressões em direção a um mundo padronizado, mundo que é afetado no encontro com outras formas de existência e, por isso, pode se reconstruir.
Abstract: Most societies have built fixed views about concepts that are naturalized in everyday life, among them, the gender concept. Transgender people, who do not identify with the gender assigned at birth, subvert this binary logic, being the target of marginalization and violence in different contexts, including the educational context. Based on theoretical dialogues between Symbolic Interactionism, Southern Epistemologies, and Queer Theories, this thesis analyzes the presence of trans people in two universities in Bahia regarding the cisnormativity that affects them. Cisnormativity is an imposition of cisgeneracy as the "natural" and "adequate" gender expression in society, violating other forms of gender identity expression. Considering the importance of studies on the presence of transgender people in educational environments, with emphasis on higher education, this research wanted to contribute to the understanding of the academic trajectories of transgender people, as well as the impacts of these themes and people in the university context. Therefore, based on the qualitative approach, data were produced by comprehensive interviews with trans people and also using notes from the research field diary. The results were built on my trajectory as a cisgender researcher who deconstructed herself throughout the research, recognizing mistakes and exotifications towards trans people, as a result of this cisgeneracy. The data from the interviews allowed us to see that the university is a reproducer of silencing and violence against trans people, not promoting quick answers for bureaucratic changes to respect the social name or the difficulties in using the bathrooms and other spaces. At the same time, it is a contradictory and potential ground for the deconstruction of this entrenched cis norm by fostering meetings between trans people who help each other to remain while inviting cis people to review their ideas and attitudes, even with resistance. In this way, I consider that the greatest impact of the research was on my academic and life trajectory, recognizing the limitations of my work and possibilities for future studies, highlighting cisnormativity as the oppression that walks with other oppressions towards a standardized world, a world that is affected in the encounter with other forms of existence and, therefore, can reconstruct itself.
Keywords: Pessoas Transgêneras
Ensino Superior
Permanência
Interacionismo simbólico
Epistemologias do Sul
Teoria Queer
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) 
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34838
Issue Date: 3-Feb-2022
Appears in Collections:Tese (PPGPSI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Marilia Neri Matos.pdfTese1,69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.