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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Luís Augusto Vasconcelos da-
dc.contributor.authorDias, André Bomfim-
dc.creatorDias, André Bomfim-
dc.date.accessioned2022-02-18T19:11:46Z-
dc.date.available2022-02-18T19:11:46Z-
dc.date.submitted2021-10-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/34813-
dc.description.abstractIntrodução: Apesar do crescente entendimento de que psicólogos devem receber treinamento para diferenciar experiências religiosas de transtornos mentais, não foram identificados estudos brasileiros sobre a formação do psicólogo para o desenvolvimento desta competência. Objetivo geral: Analisar percepções de estudantes de psicologia relacionadas à aprendizagem recebida para a avaliação clínica de experiências religiosas. Método: Revisão Integrativa dos estudos nacionais sobre a diferenciação entre experiências religiosas e transtornos mentais. Aplicação de um questionário estruturado sobre religiosidade na prática clínica em trinta discentes do Curso de Psicologia da Universidade Federal da Bahia. Os dados produzidos por meio do questionário foram submetidos a análises quantitativas e qualitativas. Principais resultados: Observou-se, nos 18 textos analisados, a prevalência de uma perspectiva não patologizante e de uma concepção de saúde que pouco considera seus determinantes sociais. Quanto às respostas dos/das participantes, verificou-se que conhecimentos científicos, religiosos, elementos subjetivos e/ou estéticos estiveram presentes em suas percepções sobre as experiências religiosas. Constatou-se também a aprendizagem de que tais vivências podem não ser patológicas. Entretanto, eles/elas não demonstraram conhecimento técnico suficiente para identificar com segurança quadros não patológicos. Não foram identificados elementos que permitem afirmar que o Curso de Psicologia ofereceu-lhes treinamento sobre o diagnóstico diferencial entre experiências religiosas e transtornos mentais, entretanto a maioria das/dos participantes o considerem relevante. A patologização e a “normalização” de tais experiências entre pessoas não religiosas destacaram-se como temas a serem debatidos na graduação. Conclusão: A produção científica nacional parece contribuir para a estrutura tecnicista do ensino superior brasileiro e a formação do psicólogo destaca-se como processo que se realiza em um espaço de encontro entre linguagens e formas de conhecimento. A lacuna formativa identificada coloca a possibilidade de avaliação inadequada dos elementos relacionados à religiosidade, de “normalização” ou patologização dos mesmos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação dos Profissionais de Saúdept_BR
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectDiagnóstico Diferencialpt_BR
dc.subjectExperiências Religiosaspt_BR
dc.subjectPsicopatologiapt_BR
dc.titlePercepções sobre Experiências Religiosas na Formação Profissional de Estudantes de Graduação em Psicologia (Salvador) na Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coOliveira, Marcus Welby Borges-
dc.contributor.refereesJesus, Mônica Lima de-
dc.contributor.refereesCoutinho, Denise Barreto-
dc.contributor.refereesPaulino, Pedrita Reis Vargas-
dc.publisher.departamentINSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS MILTON SANTOSpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação Estudos Interdisciplinares sobre a Universidadept_BR
dc.publisher.initialsPPGEISUpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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