Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34802
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVeras, Renata Meira-
dc.contributor.authorCarneiro, Gisele Dias de Oliveira-
dc.creatorCarneiro, Gisele Dias de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-02-18T18:40:44Z-
dc.date.available2022-02-18T18:40:44Z-
dc.date.submitted2021-09-16-
dc.identifier.issnDissertação-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/34802-
dc.description.abstractEste trabalho, de abordagem qualitativa e exploratória, tem como objetivo analisar a formação docente oferecida pelos cursos de licenciatura em Letras com Inglês da UFBA, tendo em vista as proposições das políticas públicas. Para isso, essa pesquisa, realizada a partir da elaboração de uma coletânea de artigos que versam em torno dessa questão, se dividiu em três produtos: o primeiro, com o intuito de abordar as questões contemporâneas na formação de professores de inglês, discute a pedagogia do pós-método como uma alternativa possível para o atendimento às demandas sociais na formação de professores, bem como amplia a reflexão sobre o compromisso social que o ensino de inglês tem com a formação de professores críticos e atuantes na sociedade. O segundo, realizado a partir de uma análise documental, ao estabelecer um paralelo inicial entre as concepções de ensino advindas dos documentos reguladores e das teorias que embasaram este estudo, mostrou como o discurso dominante, a formação, não determinada, da verdade, mas condicionada aos fatores implícitos e subjacentes a ela tendem a direcionar a prática. O terceiro, por fim, revelou que o uso de princípios claros como a reflexividade e a criticidade, associadas a estratégias docentes centradas no aluno, bem como a presença de um suporte teórico apropriado, fortalece e enriquece a aprendizagem na construção de uma prática coerente e implicada como o mundo à sua volta. Os resultados desse artigo também contribuíram para reafirmar o lugar do componente estágio supervisionado como uma ferramenta importante de superação da relação dicotômica da teoria com a prática. Todas as discussões e análises implementadas seguiram a perspectiva de uma abordagem centrada no aprendiz por uma formação crítica.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis, with a qualitative and exploratory approach, aims to analyze the Teaching Practicum Courses offered by the Letras with English Undergraduate Program at UFBA, in view of the propositions of public policies. For this purpose, this research, carried out from the elaboration of a collection of articles that deal with this issue, was divided into three products: the first, in order to address contemporary issues in Teacher Education, discusses the post-method pedagogy as a possible alternative for meeting social demands in teacher education, as well as broadening the reflection on the social commitment that English teaching has with the education of critical teachers who are active in society. The second, carried out from a documental analysis, by establishing an initial parallel between the teaching conceptions arising from the regulatory documents and the theories that supported this study, showed how the dominant discourse, the formation, not predetermined, of the truth, but conditioned the implicit and underlying factors, tend to direct the practice. The third, finally, revealed that the use of clear principles such as reflexivity and criticality, associated with student-centered teaching strategies, as well as the presence of appropriate theoretical support, strengthens and enriches learning in the construction of a coherent and interwoven with the world around them. The results of this article also contributed to reaffirm the place of the Teaching Practicum course as an important tool to overcome the dichotomous relationship between theory and practice. All discussions and analyzes implemented followed the perspective of a learner-centered approach through critical training.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectInglêspt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.titleA formação docente no curso de letras com inglês da UFBA: um olhar sobre a constituição da práticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coPereira, Fernanda Mota-
dc.contributor.refereesPorfirio, Lucielen-
dc.contributor.refereesRamos, Fabiano Silvestre-
dc.contributor.refereesRosa, Flávia Goulart Mota-
dc.publisher.departamentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidadept_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpq8.01.06.00-5pt_BR
dc.subject.cnpq8.02.02.00-4pt_BR
dc.subject.cnpq7.08.00.00-6pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação final.pdf809,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.