Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Rodrigues , Débora Cristina Paes Landim de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-17T14:22:38Z | - |
dc.date.available | 2022-02-17T14:22:38Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-28 | - |
dc.identifier.citation | Rodrigues, Débora Cristina Paes Landim de Almeida. Agora eu era, agora eu sou: poética de encenação com crianças performadoras, 273 f.: il. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34794 | - |
dc.description.abstract | “Now I was, now I am: the poetics of staging with the performing children” is an interdisciplinary and a multi-referential study in different levels of investigation it focuses on efforts to understand, reveal, resignify, and investigate through the poetic-reflective way, procedures and principles that generate creation which, based on the experience lived, show themselves to be important for doing theater with and for children, an activity that the researcher-educator-artist develops over a 25-year journey: from 1995 to 2020. In this sense, this thesis acquires characteristics of participatory research, with the researcher inserted in the field of her object of investigation. In tracing the proposed poetics of staging,it shows as specific objectives the elaboration of meanings about the subject-children in the psycho-bio physical-cultural dimensions; about art and imagination; and it presents and investigates scenic creation processes with and for children. The spaces-territories of the poetic experiences are analyzed and, in differentiated circumstances, constituted the methodological itinerary, namely: The Vila Velha Theater, the Art Education Center Hora da Criança; the Research Center Moinhos Giros of Art, Culture, and Communication; and the theater group Companhia Novos Novos, the poetic object of the research in the investigation of scenic creative processes with children on stage and in the audience. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Teatro Infantojuvenil; Processos artístico-educativos; Imaginação; Pedagogia de Encenação; Emancipação; Jogo. | pt_BR |
dc.subject | Children’s Theater; Artistic-Educational Processes; Imagination; Staging Pedagogy; Emancipation; Game. | pt_BR |
dc.subject | Théâtre pour enfants et jeunes; Processus artistique-éducatif; Imagination; Pédagogie de la mise en scène; Émancipation; Jeu. | pt_BR |
dc.title | Agora eu era, agora eu sou: Poética de encenação com crianças performadoras | pt_BR |
dc.title.alternative | Now I was, now I am: the poetics of staging with the performing children | pt_BR |
dc.title.alternative | Maintenant je l'étais, maintenant je le suis: poétique de la mise en scène avec des enfants artistes-interprètes | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRAL | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::INTERPRETACAO TEATRAL | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DRAMATURGIA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Marfuz, Luiz César Alves | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5682367415468201 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rangel, Sonia Lucia | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9378221023546868 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Brandão, Ana Elisabeth Simões | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2953752794375976 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Cidreira, Renata Pitombo | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2005557247744604 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Alcântara, Paulo Henrique Correia | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/1921000319804260 | pt_BR |
dc.creator.ID | CPF 687.172.455-91 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7638220167329370 | pt_BR |
dc.description.resumo | “Agora Eu Era, Agora Eu Sou: Poética de encenação com crianças performadoras” é um estudo interdisciplinar e multirreferencial realizado em diferentes níveis de investigação e se concentra nos esforços em compreender, revelar, ressignificar e investigar, pela via poético-reflexiva, procedimentos e princípios geradores da criação; aqueles que, em especial, a partir da experiência do vivido, mostram-se importantes no fazer teatro com e para crianças, atividade que a pesquisadora-educadora-artista desenvolve em um trajeto de mais de 25 anos, iniciado em 1995. Nesse sentido, a tese adquire característica de pesquisa participativa, com a pesquisadora inserida no campo de seu objeto de investigação. No traçar da poética de encenação proposta, traz como objetivos específicos a elaboração de acepções sobre os sujeitos-crianças nas dimensões psico-bio-físico-cultural; sobre a arte e a imaginação; e apresenta e investiga processos de criação cênica com e para crianças. São analisados os espaços-territórios da experiência poética que, em circunstâncias diferenciadas, constituíram o itinerário metodológico, a saber: O Teatro Vila Velha; o Centro Educacional pela Arte Hora da Criança; o Centro de Pesquisa Moinhos Giros de Arte Cultura e Comunicação; e a Companhia Novos Novos, objeto poético da pesquisa na investigação dos processos criativos cênicos com crianças no palco e na plateia. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Teatro | pt_BR |
dc.relation.references | A abordagem metodológica inspira-se na pedagogia poética da artista-educadora-pesquisadora Sonia Rangel. A expressão teórico-filosófica é tecida a partir do pensamento de Gaston Bachelard, por meio da sua fenomenologia da imaginação poética; da fenomenologia de Merleau-Ponty e suas impressões sobre a singularidade da criança; da experiência do vivido na propositiva de Jorge Larrosa; do teatro jogo como prática contemporânea alinhada aos posicionamentos de Ryngaert e Peter Slade; do pensar-criar-sentir da arte como experiência de John Dewey; da fundamentação artístico-educativa como princípio ético-político-social da artista-educadora Beth Rangel; da investigação de uma pedagogia performativa à concepção dos estudos de Josette Féral e Richard Schechner. No trajeto criativo cênico são apresentados três princípios dominantes para a poética de encenação aqui investigada e proposta: O Esperançar-Brincar, a Imaginação-Poética e o Encontro-Experiência. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGAC)
|