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Tipo: Dissertação
Título: Afiliação das estudantes negras ao curso de Medicina da UFRB
Autor(es): Von Beckerath, Yzumi Fukutani Presa
Primeiro Orientador: Sampaio, Sônia Maria Rocha
metadata.dc.contributor.referee1: Sampaio, Sônia Maria Rocha
metadata.dc.contributor.referee2: Dazzani, Maria Virgínia Machado
metadata.dc.contributor.referee3: Carneiro, Virgínia Teles
Resumo: O presente trabalho tem como tema a afiliação da estudante negra assistida pelo Núcleo de Gestão da Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, no Centro de Ciências da Saúde da UFRB, ao curso de Medicina, e guia-se pela questão: “como se dá a trajetória da estudante negra do curso de Medicina assistida pelo NGP/CCS da UFRB?”. Tem como objetivo geral: compreender o processo de afiliação da estudante negra assistida pelo NGP/CCS ao curso de Medicina da UFRB, e como objetivos específicos: a) descrever as histórias de vida das estudantes a partir de suas próprias narrativas, b) descrever suas trajetórias universitárias e c) identificar as estratégias por elas desenvolvidas na sua adaptação ao curso escolhido. Este estudo adota a teoria da afiliação de Coulon e as contribuições de Nery, e segue com a tradição da Escola de Chicago, que considera o ponto de vista dos atores sociais para a produção de conhecimento útil. Como marco teórico de sustentação metodológica, este trabalho ancora-se no interacionismo simbólico e vale-se da entrevista compreensiva de Kaufmann como técnica. O campo é o Núcleo de Gestão da Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, no Centro de Ciências da Saúde. Foram entrevistadas quatro estudantes que cumpriam os critérios de inclusão da pesquisa: a) ser estudante universitária do curso de Medicina, b) autodeclarar-se preta ou parda e c) estar sendo acompanhada pelo NGP/CCS da UFRB. Resultados: as estudantes são as primeiras de seus núcleos familiares a ingressarem no curso de Medicina e suas famílias apoiam a continuidade de seus estudos. Em seus processos de afiliação, as estudantes sofrem as rupturas socioafetiva e pedagógica no tempo do estranhamento, contudo, foi percebida antecipação da ambiguidade. Apesar da competição no curso ter sido destacada, as estudantes conseguiram criar uma nova rede de apoio socioafetiva e desenvolver competências e estratégias adaptativas. Há o prolongamento do tempo para a afiliação, que se perfaz no terceiro ano do curso, com o ingresso no segundo ciclo. Foi identificada demanda por orientação quanto aos métodos de estudo no ensino superior. Em algum momento de suas trajetórias universitárias, as estudantes demonstraram preocupação com sua saúde, o que fortalece a importância do acompanhamento psicológico e a necessidade de a universidade investir no Serviço de Psicologia. Há o reconhecimento da contribuição da política de ação afirmativa para a trajetória universitária das participantes, todavia, não é possível enquadrar a UFRB como um caso ilustrativo de universidade antirracista. Emergiram do campo também relatos sobre situações de assédio moral, sexual e discriminação de gênero. Por conta de seus resultados, esta pesquisa pode contribuir para o aprimoramento da execução da política de ação afirmativa, em especial para a ampliação e o fortalecimento do Serviço de Psicologia. Este estudo encontra limites em questões de raça, gênero e inclusão de pessoas com deficiência, pois não contemplou estudantes não-negros, nem os estudantes cis do gênero masculino nem os estudantes transgênero nem estudantes com deficiência.
Abstract: This present work has as its theme, the affiliation of black girl student from Medicine course who are assisted by the Management Centre of the Dean of Affirmative Policies and Student Affairs, at the UFRB Health Sciences Centre. It is guided by the question: “what is the path of the black girl student in medicine course who is assisted by the NGP/CCS at UFRB like?” The general aim is to understand the affiliation process of the black girl student assisted by the NGP/CCS to the UFRB Medicine course. In addition, the specific goals are: a) to describe the students' life stories based on their own accounts, b) to describe their university trajectories and c) to identify the strategies developed by them in their adaptation to the chosen course. Coulon's affiliation theory and Nery's contributions have been used. The Chicago School tradition goes on. It considers the point of view of social actors for the production of useful knowledge. As a theoretical framework of methodological support, this work is anchored by symbolic interactionism and it makes use of the comprehensive interview by Kaufmann as a technique. The field is the Management Nucleus of the Dean of Affirmative Policies and Student Affairs, at the Health Sciences Centre. Four students who met the research inclusion criteria were interviewed, being the criteria as follows: a) to be a university girl student from the Medicine course, b) to be self-declared as black or mixed raced and c) to be guided by the NGP/CCS of UFRB. Results: the students are the first from their families to enter the Medicine course and their families support the continuity of their studies. In their affiliation processes, the girl students suffer socio-affective and pedagogical ruptures during the period of estrangement, however, an anticipation of ambiguity has been perceived. Although there is high competition in the Medicine course, the students managed to create a new social-affective support network and develop adaptive skills and strategies. There is an extension of time for affiliation, which is completed in the third year of the course, when they enter the second cycle. A demand for guidance regarding study methods in higher education has been identified. At some point in their university trajectories, the students showed concern for their health, which strengthens the importance of psychological support and the need for the university to invest in the Psychology Service. There is recognition of the contribution of the affirmative action policy for the university trajectories of the participants; however, it is not possible to frame UFRB as an illustrative case of an anti-racist university. Reports on situations of moral and sexual harassment and gender discrimination have also emerged from the field. Due to its results, this research can contribute to improving the implementation of the affirmative action policy, especially for the expansion and the strengthening of the Psychology Service. This study finds limits in issues regarding race, gender and inclusion of people with disabilities, as it did not include black boy students, non-black male nor female students, neither male cis students nor transgender students or students with disabilities.
Palavras-chave: Afiliação .
Affiliation
Estudante Negra
Black Girl Student
Curso de Medicina
Medicine Course
Ensino Superior
University Education
UFRB
UFRB
CNPq: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34675
Data do documento: 7-Dez-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPSI)

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