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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34629
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMascarenhas de Oliveira, George-
dc.contributor.authorNeves, Veridiana-
dc.creatorNeves, Veridiana-
dc.date.accessioned2021-12-23T11:44:27Z-
dc.date.available2021-12-23T11:44:27Z-
dc.date.issued2021-12-23-
dc.date.submitted2020-12-18-
dc.identifier.issnDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34629-
dc.description.abstractNo presente trabalho discutem-se os desdobramentos que o autoconhecimento, obtido através da prática do Yoga, especificamente nas modalidades Hatha Yoga e Vinyasa Flow, pode ter na alteração dos estados psicofísicos e, consequentemente, na expressividade de artistas em cena. A investigação tem como base metodológica a abordagem da prática como pesquisa desenvolvida a partir de experimentações artístico-criativas pessoais e com outros artistas, em torno da seguinte questão: em que medida o conhecimento de si, obtido a partir da prática do Yoga, pode contribuir para o processo de expressão artística? O trabalho aborda aspectos técnicos e filosóficos do Yoga, considerando-se a linhagem filosófica tântrica clássica, apresenta os princípios do Yoga diretamente aplicados na pesquisa cênico-criativa (Asanas, Pranayamas, Prana e Chackras) e discute a experiência de artistas teatrais que se apoiaram no Yoga para o desenvolvimento do seu pensamento e criação artísticos, como Viola Spolin, Yoshi Oida, Constantin Stanislavski, Anne Bogart e Tina Landau. As experiências práticas teatrais geradas na pesquisa são analisadas a partir dos cinco atos divinos da dança de Shiva Nataraja (criação, necessidade de não temer, destruição, encobrimento e graça), enraizados nos princípios da presença no aqui e agora e no fluxo respiração–movimento. A alteração nos estados psicofísicos dos artistas em seus processos criativos, a partir da prática do Yoga, é discutida como experiência de êxtase, considerado não como ponto de chegada, mas como caminho de experimentação e descoberta das manifestações conscientes individuais e criativas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectYoga e Teatropt_BR
dc.subjectprocessos de criação cênicapt_BR
dc.subjectformação de artistaspt_BR
dc.titleÀ procura do êxtase: princípios do yoga no processo de criação e na formação de artistas cênicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSilva, Hebe-
dc.contributor.refereeskeiserman, Nara-
dc.contributor.refereesOliveira, George-
dc.publisher.departamentEscola de Teatro Da UFBApt_BR
dc.publisher.programPrograma de pós-graduação em artes cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsPPGAC/UFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtes cênicaspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

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