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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34629
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Mascarenhas de Oliveira, George | - |
dc.contributor.author | Neves, Veridiana | - |
dc.creator | Neves, Veridiana | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-23T11:44:27Z | - |
dc.date.available | 2021-12-23T11:44:27Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-23 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-18 | - |
dc.identifier.issn | Dissertação | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34629 | - |
dc.description.abstract | No presente trabalho discutem-se os desdobramentos que o autoconhecimento, obtido através da prática do Yoga, especificamente nas modalidades Hatha Yoga e Vinyasa Flow, pode ter na alteração dos estados psicofísicos e, consequentemente, na expressividade de artistas em cena. A investigação tem como base metodológica a abordagem da prática como pesquisa desenvolvida a partir de experimentações artístico-criativas pessoais e com outros artistas, em torno da seguinte questão: em que medida o conhecimento de si, obtido a partir da prática do Yoga, pode contribuir para o processo de expressão artística? O trabalho aborda aspectos técnicos e filosóficos do Yoga, considerando-se a linhagem filosófica tântrica clássica, apresenta os princípios do Yoga diretamente aplicados na pesquisa cênico-criativa (Asanas, Pranayamas, Prana e Chackras) e discute a experiência de artistas teatrais que se apoiaram no Yoga para o desenvolvimento do seu pensamento e criação artísticos, como Viola Spolin, Yoshi Oida, Constantin Stanislavski, Anne Bogart e Tina Landau. As experiências práticas teatrais geradas na pesquisa são analisadas a partir dos cinco atos divinos da dança de Shiva Nataraja (criação, necessidade de não temer, destruição, encobrimento e graça), enraizados nos princípios da presença no aqui e agora e no fluxo respiração–movimento. A alteração nos estados psicofísicos dos artistas em seus processos criativos, a partir da prática do Yoga, é discutida como experiência de êxtase, considerado não como ponto de chegada, mas como caminho de experimentação e descoberta das manifestações conscientes individuais e criativas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Yoga e Teatro | pt_BR |
dc.subject | processos de criação cênica | pt_BR |
dc.subject | formação de artistas | pt_BR |
dc.title | À procura do êxtase: princípios do yoga no processo de criação e na formação de artistas cênicos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Silva, Hebe | - |
dc.contributor.referees | keiserman, Nara | - |
dc.contributor.referees | Oliveira, George | - |
dc.publisher.departament | Escola de Teatro Da UFBA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de pós-graduação em artes cênicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGAC/UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes cênicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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