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dc.contributor.advisorLopes, Cássia Dolores-
dc.contributor.authorSantana, Mônica Pereira-
dc.creatorSantana, Mônica Pereira-
dc.date.accessioned2021-12-20T18:59:56Z-
dc.date.available2021-12-20T18:59:56Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.date.submitted2021-10-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34617-
dc.description.abstractA pesquisa parte da análise dos espetáculos teatrais Isto Não É Uma Mulata e Sobretudo Amor, desenvolvidos pela pesquisadora dentro de um cenário contemporâneo de criadoras negras brasileiras, que por meio de seus corpos colocam em questionamento as bases que fundaram uma representação monolítica de mulheres negras. As obras cênicas e seus processos criativos permitem pensar sobre como criadoras negras brasileiras contemporâneas constroem narrativas de si e colocam em crise os discursos de representação da mulher negra no Brasil. A representação dos grupos subalternizados se constituiu fruto de uma semântica, artística, histórica, social e de um contexto planetário de violência epistêmica. A tese trata da implicação das sujeitas na cena, com sua experiência, narrando a si próprias e questões coletivas, criando outras poéticas e políticas a partir dos seus corpos. A tese reflete percurso de reinvenção de si performativamente e como isso ocorre em perspectiva com um contexto de artistas autorais das artes cênicas na Bahia, observando como se reinventam politicamente na cena, por meio de procedimentos estéticos e dramatúrgicos adotadas para gerar novas textualidades através do corpo. O itinerário da pesquisa remonta a questões sobre representação de mulheres negras no contexto artístico e fora dele, as respostas dadas por artistas negros e negras e as urgências que as obras cênicas contemporâneas visam travar na cena. A tese flui para composição de uma cartografia, reunindo vozes de artistas negras de teatro, dança e performance art da cena contemporânea no Brasil, transcriando suas obras a partir de entrevistas, num exercício de livre dramaturgia.pt_BR
dc.description.sponsorshipFapesbpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectartes cênicaspt_BR
dc.subjectcriação literáriapt_BR
dc.subjectperformancept_BR
dc.subjectnegras nas artespt_BR
dc.subjectnarrativas pessoaispt_BR
dc.subjectestética negrapt_BR
dc.titleMulheres negras: (auto)-(re)invenções devires e criação de novos discursos de si nos corpos de criadoras negraspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesDumas, Alexandra Gouvêa-
dc.contributor.refereesBorges, Paula Alice-
dc.contributor.refereesBezerra, Antonia Pereira-
dc.contributor.refereesSantos, Jaciete Barbosa-
dc.publisher.departamentEscola de Teatro da UFBApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsPPGAC/ UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtes Cênicaspt_BR
dc.subject.cnpqDramaturgiapt_BR
dc.subject.cnpqPerformancept_BR
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