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metadata.dc.type: Tese
Title: Bandas marciais escolares de Goiânia: relações com a vida estudantil de seus integrantes
Authors: Sousa, Aurélio Nogueira
metadata.dc.creator: Sousa, Aurélio Nogueira
Abstract: Apesar de o estado de Goiás ter sido um dos primeiros a implantar a disciplina de música no currículo das escolas de tempo parcial e integral, incluindo as bandas marciais em sua rotina, existe uma carência de estudos que busquem compreender o papel socioeducacional que tais conjuntos musicais podem proporcionar aos alunos dessas escolas. O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa sobre a relação entre atividades de banda e a vida estudantil no ensino fundamental em centros de ensino de período integral (CEPI). A pesquisa faz uso do método qualitativo, com procedimentos descritivos analíticos, para focalizar três bandas escolares de Goiânia, capital de Goiás, além de abordagem quantitativa para avaliar rendimento escolar. O objetivo é compreender as relações entre a atividade destas bandas escolares e a atuação de seus integrantes na escola. Assim, a investigação analisa se a atividade de banda desempenha algum papel relevante, ou mesmo essencial, na vida escolar, familiar e/ou nos rendimentos acadêmicos de seus integrantes. Os procedimentos metodológicos incluem questionários, entrevistas, grupo focal e análise de documentos. O estudo do rendimento escolar é realizado através dos dados estatísticos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), dos anos de 2015 e 2017, e da análise do boletim de cada integrante dos grupos musicais, considerando os anos de 2015, 2016 e 2017.Os resultados estatísticos apontam que houve uma melhora, porém não significativa. A parte qualitativa da pesquisa se dá com a aplicação de questionários semiestruturados e entrevistas com professores, coordenadores pedagógicos e familiares, que permitem verificar o comportamento social dos alunos na escola e na família. Em relação aos integrantes das bandas, o estudo apresenta os resultados de três grupos focais, um com cada banda participante, cujo objetivo consistem em averiguar os motivos de sua participação e permanência no conjunto musical para, assim, compreender o tipo de vínculo que eles têm com suas bandas. De maneira geral, os resultados demonstram que houve melhora no comportamento e na relação social dos alunos na escola e na família após o ingresso na banda. Um coordenador pedagógico e disciplinar relata melhora substancial da coordenação motora, da sensibilidade cognitiva, da postura e do respeito ao próximo. Professores de língua portuguesa, matemática e artes relatam que os alunos apresentam crescimento elevado na questão disciplinar e comportamental em sala de aula, demonstrando que o número de problemas junto à coordenação caiu substancialmente período a que se refere a pesquisa. Os dados dos grupos focais demonstram que a atividade de banda desempenha uma importante função na vida social escolar de seus integrantes. Assim, a pesquisa indica que a atividade de banda não resultou rendimento escolar significativo de seus integrantes, porém não atrapalhou neste sentido. Já em relação ao melhoramento do comportamento escolar de seus integrantes, pode-se inferir que há alguma relação significativa entre ele e a atividade de banda, ou seja, entre a promoção de bem-estar social e o fazer musical na vida escolar no ensino fundamental.
Keywords: Ensino coletivo. Banda escolar. Banda marcial. Educação e banda. IDEB.
metadata.dc.subject.cnpq: Educação Musical
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: PPGMUS_UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Música da Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34563
Issue Date: 7-Dec-2021
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