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dc.contributor.advisorGaleffi, Dante Augusto-
dc.contributor.authorUribe, Alvaro Luis Enrique Adriazola-
dc.creatorUribe, Alvaro Luis Enrique Adriazola-
dc.date.accessioned2021-11-19T11:58:15Z-
dc.date.available2021-11-19T11:58:15Z-
dc.date.issued2021-11-19-
dc.date.submitted2021-10-15-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34497-
dc.description.abstractO conhecimento tem sido fundamental na história da Humanidade, ao ponto de ser responsável pelas três grandes e classicamente reconhecidas revoluções do Homo sapiens: 1) Cognitiva, 2) Agrícola e 3) Científica. Na atualidade surge uma nova Revolução, desta vez Digital. No final do Século XX, a Revolução Digital representa um profundo impacto na produção e acumulação de novas informações, o que questiona e traz maior complexidade à construção do conhecimento Humano no Século XXI. Assim, torna-se ainda mais urgente a necessidade de opções para repensar o Modelo Tradicional de Ensino, em que o Flipped Classroom (FC) se apresenta como uma delas. Porém, o conhecimento que se tem do Modelo FC, de acordo com as duas investigações bibliográficas desenvolvidas nesta tese, é apresentado em um desenvolvimento superficial, suficiente apenas para fins pragmáticos. Assim, esta tese tem como objetivo observar, descrever e compreender como no Modelo Flipped Classroom se realiza o processo de ensino-aprendizagem e a construção do conhecimento a partir do Paradigma da Fenomenologia. Assim, está localizada na Linha 1 - Construção do Conhecimento: Cognição, Linguagens e Informação do Programa de Doutorado em Difusão do Conhecimento. A pesquisa empírica consistiu em um estudo de caso da experiência de utilização do Modelo FC durante um semestre em aulas de cirurgia veterinária na Universidade Católica de Temuco-Chile, com a participação de um docente e sessenta discentes. Os instrumentos de coleta de dados foram: observação participante, entrevistas semiestruturadas presenciais, online e em grupos de discussão, bem como documentos (vídeo das aulas, transcrição de áudios de entrevistas, anotações do diário de campo). A interpretação dos dados baseou-se na Análise Textual Discursiva. Como “considerações ao finalizar”, com esta tese o objetivo foi alcançado, o que deu resposta à questão de pesquisa. Desse modo, é entregue o "conhecimento sobre" o Modelo Flipped Classroom, que se apresenta como uma possibilidade de cultivar e cuidar da nossa Humanidade, ao permitir a construção do conhecimento entre Homo sapiens, apesar dos efeitos da Revolução Digital.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT Knowledge has been fundamental in the history of Humanity, to the extent of being responsible for the three great and classically recognized revolutions of Homo sapiens: 1) Cognitive, 2) Agricultural and 3) Scientific. Now, the new Revolution, this time Digital, at the end of the 20th Century, represents a profound impact on the production and accumulation of new information, which questions and stresses the construction of Human knowledge in the 21st Century. Thus, the need for options to replace the Traditional Model is even more urgent, in which the Flipped Classroom (FC) is presented as one of them. However, the knowledge we have of the FC Model, according to the two bibliographic investigations developed in this thesis, is presented in a superficial development, only sufficient for pragmatic purposes. Thus, this thesis has the objective of observing, describing and understanding how in the Flipped Classroom Model the process of teaching-learning and construction of knowledge is carried out from the Paradigm of Phenomenology. Therefore, it is located on Line 1 - Knowledge Construction: Cognition, Languages and Information of the Doctoral Program in Knowledge Diffusion. The empirical research consisted of a case study of the experience of using the FC Model during a semester in veterinary surgery classes at the Catholic University of Temuco-Chile, with the participation of a teacher and sixty students. The instruments to collect data were: participant observation, semi- structured interviews in person, online and in discussion groups, as well as documents (video of the classes, transcription of audios of interviews, annotations from the field diary). Data analysis was based on Discursive Textual Analysis. As considerations at the end, with this thesis the objective was reached, which gave an answer to the research question. In this way, the "knowledge about" the Flipped Classroom Model is delivered, which is presented as a possibility of cultivating and caring for our Humanity, by allowing the construction of knowledge among Homo sapiens, despite the effects of the Digital Revolution.pt_BR
dc.description.abstractRESUMEN El conocimiento ha sido fundamental en la historia de la Humanidad, al grado de ser responsable de las tres grandes y clásicamente reconocidas revoluciones del Homo sapiens: 1) Cognitiva, 2) Agrícola y 3) Científica. Ahora, la nueva Revolución, esta vez Digital, de finales del Siglo XX, representa un impacto profundo en la producción y acumulación de nueva información, que cuestiona y tensiona la construcción de conocimientos Humano en el Siglo XXI. Es así que, es aún más urgente, la necesidad de opciones para substituir el Modelo Tradicional, en que el Flipped Classroom (FC) se presenta como una de ellas. Sin embargo, el conocimiento que se tiene del Modelo FC, según las dos investigaciones bibliográficas desarrolladas en esta tesis, se presenta en un desarrollo superficial, solo suficiente con fines pragmáticos. Es así que, esta tese tiene el objetivo de observar, describir y comprender como en el Modelo Flipped Classroom se realiza el proceso de enseñanza-aprendizaje y construcción del conocimiento desde el Paradigma de la Fenomenología. Por tanto, se ubica en la Línea 1 - Construcción del Conocimiento: Cognición, Lenguajes e Información del Programa de Doctorado en Difusión del Conocimiento. La investigación empírica consistió en un estudio de caso de la experiencia de uso del Modelo FC durante un semestre en clases de cirugía veterinaria en la Universidad Católica de Temuco-Chile, con la participación de un docente y sesenta estudiantes. Los instrumentos para recopilar datos fueron: observación participante, entrevistas semiestructuradas presencial, online y en grupos de discusión, así como documentos (video de las clases, transcripción de audios de entrevistas, anotaciones del diario de campo). El análisis de los datos se fundamentó con el Análisis Textual Discursivo. Como consideraciones al finalizar, con esta tesis se alcanzó el objetivo planteado, lo que dio respuesta a la pregunta de investigación. De esa forma, se entrega el “conocimiento sobre” el Modelo Flipped Classroom, que se presenta como una posibilidad de cultivar y cuidar nuestra Humanidad, al permitir la construcción de conocimientos entre Homo sapiens, pese a los efectos de la Revolución Digital.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCirurgia veterinária - Estudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.subjectFlipped classroomspt_BR
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.subjectSala de aula invertidapt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectNeurociênciaspt_BR
dc.subjectTecnologia da informação e da comunicaçãopt_BR
dc.subjectAnalista Cognitivopt_BR
dc.subjectKnowledge Construction,pt_BR
dc.subjectInverted Classroompt_BR
dc.subjectPhenomenologypt_BR
dc.subjectCognitive Analystpt_BR
dc.subjectCognitionpt_BR
dc.subjectNeurosciencept_BR
dc.subjectConstrucción del Conocimientopt_BR
dc.subjectFenomenologíapt_BR
dc.subjectCogniciónpt_BR
dc.titleModelo flipped classroom: uma compreensão fenomenológica do modelo, no contexto de aulas de cirurgia veterináriapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesNonato, Emanuel do Rosário Santos-
dc.contributor.refereesOliveira, Urânia Auxiliadora santos Maia de-
dc.contributor.refereesQueiros, Clelia Ferraz Pereira de-
dc.contributor.refereesMaia, Hélio José Santos-
dc.contributor.refereesCollado Ruano, Javier-
dc.contributor.refereesCarneiro, Ivana Libertadoira Borges-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMulti-institucional em Difusão do Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqTecnologia Educacionalpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino Aprendizagempt_BR
Appears in Collections:Tese (PPGDC)

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