Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34455
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Aulas de dança de salão: superação ou manutenção do machismo e da heteronormatividade
Autor(es): Freire, Francisca Jocélia de Oliveira
Autor(es): Freire, Francisca Jocélia de Oliveira
Abstract: Trata-se de aspectos gerais da pesquisa em andamento no âmbito do Mestrado Profissional em Dança, da UFBA, que tem como objeto a relação entre as aulas de Danças de Salão e as questões de machismo e heteronormatividade. Pressupõe que nas aulas de Danças de Salão é recorrente a utilização de um formato tradicional e tecnicista de ensino, que desconsidera questões críticas relacionadas à sociedade, sendo a ação das(os) instrutoras(os) determinante para reprodução de um status quo. Tem como principal referencial teórico D’Ávila e Ferreira (2018), sobre concepções pedagógicas; Polezi e Vasconcelos (2017), Pazetto e Samways (2018), e Nunes e Froehlich (2018) nas relações entre a teoria Queer, os estudos de gênero e as Danças de Salão; Carla Akotirene (2018), sobre interseccionalidade; e Guacira Lopes Louro (1997), para as relações entre sexualidade e educação.
Palavras-chave: Danças de Salão
Estudos de Gênero
Heteronormatividade
Machismo
Ensino
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34455
Data do documento: 4-Nov-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (PRODAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aulas de Dança de Salão_superação ou manutenção do machismo e da heteronormatividade.pdf199,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.