Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34453
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Ensino afrocentrado: Uma proposta para estética negra na dança
Autor(es): Ferreira, Danilo dos Santos
Freire, Francisca Jocélia de Oliveira
Oliveira, Lorena Conceição Moreira de
Autor(es): Ferreira, Danilo dos Santos
Freire, Francisca Jocélia de Oliveira
Oliveira, Lorena Conceição Moreira de
Abstract: Este relato de experiência visa investigar o impacto de propostas investigadas no Mestrado Profissional/ PRODAN, em pesquisas desenvolvidas nos espaços formais de educação básica nas redes municipais de educação de Salvador, Nazaré das Farinhas e São Francisco do Conde. Serão analisados procedimentos educacionais para o tratamento de questões étnico-raciais no currículo escolar (GOMES,2011) a partir da Dança (STRAZZACAPPA e MORANDI,2006), bem como o impacto de propostas para o desenvolvimento de uma estética negra com uma perspectiva afrocentrada (NOGUERA,2010) para os alunos. No primeiro subtítulo “Por um currículo afrocentrado e emancipatório” trataremos sobre o Referencial Curricular Franciscano, ou seja, o currículo escolar da cidade de São Francisco do Conde, bem como todos os atos de currículo e “tessituras” do mesmo até aqui, faz-se necessário propor uma educação atrelada ao modelo de educação tradicional africana: baseado nos princípios da coletividade, do cuidado com o outro, dos saberes e conhecimentos plurais, na ideia de ancestralidade, alto nível de espiritualidade e envolvimento ético, harmonia com a natureza e unidade do ser. No segundo subtítulo “Afrocentricidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental” trataremos dos aspectos para que se desenvolva um ensino afrocentrado nas escolas, considerando que primeiramente é preciso descolonizar o pensamento, rejeitar a imposição de padrões eurocêntricos, e valorizar a história e cultura africana e afrobrasileira, por tantos anos subjugadas e ignoradas. No terceiro subtítulo “Manifestações Culturais Brasileiras Como Instrumento Para Um Ensino Afrocentrado” fazermos um breve levantamento de como ocorreu a colonização do Brasil considerando os aspectos que marginalizou a cultura negra e a formação das manifestações culturais de matriz africana durante esse processo histórico, buscando entender a importância da educação afrocentrada como fundamental para (re) significar a história que foi escrita sobre o papel do negro no processo de formação do Brasil.
Palavras-chave: Dança
Procedimentos educacionais
Afrocentricidade
Estética negra
Negro na Dança
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34453
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (PRODAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_ANDA 2019.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Artigo_ANDA 2019.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.