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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Da apreensão sensível ao conhecimento inteligível em Tomás de Aquino
Authors: Linhares, Gilson Damasceno
metadata.dc.creator: Linhares, Gilson Damasceno
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo analisar de modo inicial o debate interpretativo a respeito da relação entre conceito e objeto na filosofia de Tomás de Aquino. A ênfase do debate se dá na oposição interpretativa entre Realismo Direto e Representacionalismo, no que diz respeito à noção de similitude. Tomás apresenta o conceito como uma similitude através da qual nós conhecemos o objeto externo. A interpretação realista entende que o termo similitude deve ser lido como uma relação de identidade formal, entre conceito e objeto. O representacionalismo interpreta o conceito como uma similitude, no sentido de que o conceito é uma representação mental da essência do objeto externo. Para alcançar este debate, desenvolvemos um percurso epistemológico que pretende demonstrar como, para Tomás, o ser humano conhece. Inicialmente definimos o que significa conhecer para Tomás, e, a partir daí, apresentamos o duplo modo como o ser humano apreende o mundo externo. Primeiro nos dedicamos à apreensão sensível, através dos sentidos. Posteriormente a apreensão inteligível dos corpos, que resulta na formação do conceito no intelecto. Apenas após a formação do conceito no intelecto podemos analisar o debate interpretativo, a respeito da relação formal entre conceito e objeto.
The present work aims to analyze in an initial way the interpretative debate about the relationship between concept and object in the philosophy of Thomas Aquinas. The emphasis of the debate is on the interpretative opposition between Direct Realism and Representationalism, with regard to the notion of similarity. Thomas presents the concept as a similarity through which we know the external object. Realistic interpretation understands that the term similarity should be read as a relationship of formal identity, between concept and object. Representationalism interprets the concept as a similarity, in the sense that the concept is a mental representation of the essence of the external object. To reach this debate, we have developed an epistemological path that aims to demonstrate how the human being knows. Initially we define what it means to know for Thomas, from there we present the double way in which the human being apprehends the external world. First we engage in sensible apprehension through the senses. Subsequently the intelligible apprehension of bodies, which results in the formation of the concept in the intellect. Only after the conceptual formation in the intellect can we analyze the interpretative debate about the formal relationship between concept and object.
Keywords: Similitude
Representação mental
Conhecimento
Realismo Direto
metadata.dc.subject.cnpq: Epistemologia; Filosofia; Lógica; Metafísica
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34365
Issue Date: 19-Oct-2021
Appears in Collections:Dissertação (PPGF)

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