Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34283
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento infantil no Contexto da Atenção Básica: modelo de intervenção para crianças com deficiência e cuidadores.
Autor(es): Cabral, Camile Batista
Autor(es): Cabral, Camile Batista
Abstract: A política da pessoa com deficiência não se traduziu na implementação de uma linha de cuidado na Atenção Básica nem em propostas operacionais estruturadas, tornando a atenção infantil ainda insuficiente e sem clareza neste nível de atenção. A ocorrência do surto de microcefalia e demais alterações decorrentes do Zika Vírus, aumentou o número de crianças com deficiência, colocando em evidência problemas estruturais na oferta do cuidado em saúde, dando visibilidade para esta questão. Este estudo tem por objetivo analisar os recursos e os limites da atenção básica na promoção do desenvolvimento infantil e da saúde mental dos familiares, para caracterizar a natureza do cuidado, considerando a densidade tecnológica requerida e suas relações com o nível especializado de atenção. Foi realizado uma revisão sistemática do tipo integrativa visando identificar as evidências disponíveis para orientar a prática com crianças e suas famílias no contexto da AB. Foram examinados artigos com dados primários que descreveram ações implementadas no contexto da atenção primária entre 2014 e 2018. Este estudo categorizou: 4 programas de treinamento, uso de 12 tipos diferentes de instrumentos de rastreio e identificou 11 ações, sendo cinco de apoio / estimulação do desenvolvimento, cinco de apoio / suporte familiar e uma de base comunitária. De maneira geral, estas iniciativas proporcionaram o aumento nos níveis de desenvolvimento e participação social, a oferta de orientações e de informações de saúde / recursos comunitários, definição de projeto terapêutico articulado com outros níveis de atenção e acolhida familiar. Esta revisão forneceu evidências da lacuna existente na assistência para o acompanhamento do desenvolvimento infantil no contexto da APS, principalmente da criança com deficiência. A natureza destes estudos também traz uma importante reflexão, visto que grande parte das intervenções disponíveis está voltada para triagem e detecção de transtornos do desenvolvimento, deixando de lado o espaço onde a vida acontece: a família e a comunidade.
Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil
Criança com Deficiência
Intervenção Precoce
Atenção Primária à Saúde
Cuidadores
Intervenções de Treinamento dos Pais
CNPq: Saúde Coletiva
País: brasil
Sigla da Instituição: ISC-UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34283
Data do documento: 27-Set-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação-Camile-Batista-Cabral-2019.pdf
Restrito até 9999-12-31
1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.