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dc.contributor.advisorSantos, Darci Neves dos-
dc.contributor.authorCabral, Camile Batista-
dc.creatorCabral, Camile Batista-
dc.date.accessioned2021-09-27T21:42:42Z-
dc.date.issued2021-09-27-
dc.date.submitted2019-11-27-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34283-
dc.description.abstractA política da pessoa com deficiência não se traduziu na implementação de uma linha de cuidado na Atenção Básica nem em propostas operacionais estruturadas, tornando a atenção infantil ainda insuficiente e sem clareza neste nível de atenção. A ocorrência do surto de microcefalia e demais alterações decorrentes do Zika Vírus, aumentou o número de crianças com deficiência, colocando em evidência problemas estruturais na oferta do cuidado em saúde, dando visibilidade para esta questão. Este estudo tem por objetivo analisar os recursos e os limites da atenção básica na promoção do desenvolvimento infantil e da saúde mental dos familiares, para caracterizar a natureza do cuidado, considerando a densidade tecnológica requerida e suas relações com o nível especializado de atenção. Foi realizado uma revisão sistemática do tipo integrativa visando identificar as evidências disponíveis para orientar a prática com crianças e suas famílias no contexto da AB. Foram examinados artigos com dados primários que descreveram ações implementadas no contexto da atenção primária entre 2014 e 2018. Este estudo categorizou: 4 programas de treinamento, uso de 12 tipos diferentes de instrumentos de rastreio e identificou 11 ações, sendo cinco de apoio / estimulação do desenvolvimento, cinco de apoio / suporte familiar e uma de base comunitária. De maneira geral, estas iniciativas proporcionaram o aumento nos níveis de desenvolvimento e participação social, a oferta de orientações e de informações de saúde / recursos comunitários, definição de projeto terapêutico articulado com outros níveis de atenção e acolhida familiar. Esta revisão forneceu evidências da lacuna existente na assistência para o acompanhamento do desenvolvimento infantil no contexto da APS, principalmente da criança com deficiência. A natureza destes estudos também traz uma importante reflexão, visto que grande parte das intervenções disponíveis está voltada para triagem e detecção de transtornos do desenvolvimento, deixando de lado o espaço onde a vida acontece: a família e a comunidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpt_BR
dc.subjectCriança com Deficiênciapt_BR
dc.subjectIntervenção Precocept_BR
dc.subjectAtenção Primária à Saúdept_BR
dc.subjectCuidadorespt_BR
dc.subjectIntervenções de Treinamento dos Paispt_BR
dc.titleDesenvolvimento infantil no Contexto da Atenção Básica: modelo de intervenção para crianças com deficiência e cuidadores.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.embargo.liftdate10000-01-01-
dc.contributor.refereesNicolau, Stella Maris-
dc.contributor.refereesEsperidião, Monique Azevedo-
dc.contributor.refereesPereira, Silvia de Oliveira-
dc.publisher.departamentInstituto de Saúde Coletivapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletivapt_BR
dc.publisher.initialsISC-UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqSaúde Coletivapt_BR
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