Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34220
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Empoderamento infantojuvenil: estéticas dos corpos negros na educação
Autor(es): Oliveira, Lorena Conceição Moreira de
Autor(es): Oliveira, Lorena Conceição Moreira de
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso apresentado ao Programa de Pós- Graduação Profissional em Dança da Escola de Dança Universidade Federal da Bahia (UFBA), é uma pesquisa- ação que aborda o tratamento das questões étnico-raciais em uma escola da Rede Municipal de Educação de Salvador, a partir da Dança e dos jogos educativos. A pesquisa tem o objetivo de elaborar e desenvolver ações que facilitem o empoderamento infantojuvenil das/dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sobre as diversas estéticas dos corpos negros, em prol da valorização da história e cultura africana e afro-brasileira, fortalecimento da autoestima das crianças negras e construção de uma educação antirracista. Foram utilizadas/os como aporte teórico as autoras Nilma Lino Gomes, Bell Hooks, e os professores e filósofos Molefi Kete Asante, Renato Noguera, dentre outros. Este trabalho de conclusão de curso encontra-se dividido em três partes: Memorial, Guia Afrocentrado de Arte-Educação e Artigos.
Palavras-chave: Dança
Empoderamento
Relações étnico-raciais
Educação
CNPq: Dança
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa Pós Graduação Profissional em Dança
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34220
Data do documento: 11-Set-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (PRODAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO_LORENA OLIVEIRA.pdfTCC. Lorena Conceição20,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.