Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34189
Tipo: Dissertação
Título: Uma contribuição à compreensão do processo de construção social do Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS) (1936-1940)
Autor(es): Dourado, Denise Braga
Autor(es): Dourado, Denise Braga
Abstract: As ações estatais voltadas aos problemas alimentares têm sido registradas em vários países da América Latina. Os debates realizados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) contribuíram para a inserção da alimentação na agenda de Estado não só do Brasil, mas de outros países como Chile, Peru e Argentina. No Brasil, o Serviço de Alimentação da Previdência Social (SAPS) foi uma política instituída pelo Estado em 1940, que teve como seu antecessor o Serviço Central de Alimentação (SCA), cujos debates para a sua construção tiveram início em 1936, sendo implementado em 1939 e transformado em SAPS em 1940. No processo de transição entre SCA e SAPS, foi possível notar mudanças e continuidades que contribuíram para a expansão da política. Sendo assim, com base no referencial bourdieusiano, o presente estudo buscou analisar o período histórico que antecedeu o SAPS e, sobretudo o SCA, a partir da análise das trajetórias, posições e tomadas de posição dos agentes envolvidos com a formulação e gestão do SAPS, procurando romper com concepções mecanicistas na formulação das políticas de Estado. Identificou que a constituição de um espaço sobre a problemática da alimentação dos trabalhadores formais no âmbito do Estado brasileiro resultou da convergência das trajetórias de agentes com pontos de vista semelhantes, porém, com interesses diversificados. Dessa forma, não foi um feito apenas de agentes do Estado ou de um único indivíduo, mas de um conjunto de agentes dos diferentes campos que colaboraram para sua construção.
Palavras-chave: Trabalhador
Política Pública
Serviço de Alimentação
História
CNPq: Saúde Coletiva
País: brasil
Sigla da Instituição: ISC-UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34189
Data do documento: 8-Set-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Denise_Braga_Dourado_2020.pdf
Restrito até 9999-12-31
1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.