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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3414
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O ensino de química e a formação do educador químico, sob o olhar bachelardiano |
Título(s) alternativo(s): | Ciência & Educação (Bauru) |
Autor(es): | Lôbo, Soraia Freaza |
Autor(es): | Lôbo, Soraia Freaza |
Abstract: | Apresentam-se alguns elementos da epistemologia histórica do filósofo Gaston Bachelard para a discussão de aspectos relativos ao ensino de Química e à formação do educador químico. Com base em alguns aspectos relativos ao processo de produção da ciência Química, procura-se mostrar como determinadas concepções epistemológicas, como o realismo ingênuo, o substancialismo e o racionalismo clássico, foram historicamente superadas e, no entanto, ainda estão presentes no ensino de Química. Nesta perspectiva, o artigo apresenta alguns conceitos da epistemologia bachelardiana, como o de polaridade epistemológica, vigilância epistemológica e perfil epistemológico e os insere em questões que têm sido, atualmente, discutidas para o ensino e a formação do professor, com destaque para a noção de perfil conceitual de Mortimer e sua utilização como recurso didático no ensino de ciências. |
Palavras-chave: | Ensino de Química Formação do professor de ciências Concepções epistemológicas Chemistry teaching Science's teacher education Epistemological conceptions |
Editora / Evento / Instituição: | Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Bauru: Faculdade de Ciências, UNESP |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3414 |
Data do documento: | 2008 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (Química) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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