Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3414
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O ensino de química e a formação do educador químico, sob o olhar bachelardiano
Título(s) alternativo(s): Ciência & Educação (Bauru)
Autor(es): Lôbo, Soraia Freaza
Autor(es): Lôbo, Soraia Freaza
Abstract: Apresentam-se alguns elementos da epistemologia histórica do filósofo Gaston Bachelard para a discussão de aspectos relativos ao ensino de Química e à formação do educador químico. Com base em alguns aspectos relativos ao processo de produção da ciência Química, procura-se mostrar como determinadas concepções epistemológicas, como o realismo ingênuo, o substancialismo e o racionalismo clássico, foram historicamente superadas e, no entanto, ainda estão presentes no ensino de Química. Nesta perspectiva, o artigo apresenta alguns conceitos da epistemologia bachelardiana, como o de polaridade epistemológica, vigilância epistemológica e perfil epistemológico e os insere em questões que têm sido, atualmente, discutidas para o ensino e a formação do professor, com destaque para a noção de perfil conceitual de Mortimer e sua utilização como recurso didático no ensino de ciências.
Palavras-chave: Ensino de Química
Formação do professor de ciências
Concepções epistemológicas
Chemistry teaching
Science's teacher education
Epistemological conceptions
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Bauru: Faculdade de Ciências, UNESP
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3414
Data do documento: 2008
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Química)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
06.pdf126,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.