Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3412
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Tornando-se professor de ciências: crenças e conflitos
Título(s) alternativo(s): Ciência & Educação (Bauru)
Autor(es): Bejarano, Nelson Rui Ribas
Carvalho, Anna Maria Pessoa de
Autor(es): Bejarano, Nelson Rui Ribas
Carvalho, Anna Maria Pessoa de
Abstract: O presente estudo é uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso que acompanhou a trajetória de uma professora de física do Ensino Médio que estava começando a dar aulas no ano de 1998, mas ainda concluindo seu curso de formação inicial de professores de física. Usamos as disciplinas de Prática de Ensino de Física I e II, do curso de formação inicial, como pano de fundo para que pudéssemos nos aproximar das crenças educacionais do nosso sujeito da pesquisa. Ao acompanhar essa professora, tanto na condição de aluna do curso de formação inicial como também na condição de professora novata, utilizamos o conceito de desenvolvimento profissional de professores iniciantes que envolve a detecção, a evolução e formas de solução de conflitos, e preocupações profissionais inerentes ao próprio desenvolvimento dos professores. Os dados que dispomos e analisamos para entender a trajetória de desenvolvimento dessa professora são materiais escritos por ela mesma, dois conjuntos de entrevista em períodos distintos e a gravação de imagens do segundo semestre letivo de aulas na Universidade onde se desenvolvia a disciplina de formação que acompanhamos. Através de análises interpretativas derivadas do método qualitativo, procuramos estabelecer a trajetória do desenvolvimento profissional dessa professora, buscando contribuir para um melhor entendimento dos problemas que advêm dessa fase de transição entre ser um aluno do curso de formação inicial e ao mesmo tempo já estar vivendo conflitos e preocupações profissionais. O presente estudo se desenvolveu junto ao curso de licenciatura em física da Universidade de São Paulo. Os resultados apontam que a maneira com que os professores lidam com seus conflitos e preocupações profissionais derivam em grande parte de suas crenças preexistentes e sua disposição para mudá-las. São importantes também nesses casos, variáveis como dados biográficos, forma de opção pela carreira e contextos escolares onde começaram a trabalhar.
Palavras-chave: Formação Inicial
Ensino de Física
Preocupações
Conflitos
Crenças
Desenvolvimento Profissional
Preservice Program
Physics teaching
Concerns
Conflicts
Beliefs
Teachers professional development
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Bauru: Faculdade de Ciências, UNESP
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3412
Data do documento: 2003
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Química)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.