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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3412
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBejarano, Nelson Rui Ribas-
dc.contributor.authorCarvalho, Anna Maria Pessoa de-
dc.creatorBejarano, Nelson Rui Ribas-
dc.creatorCarvalho, Anna Maria Pessoa de-
dc.date.accessioned2011-10-19T18:07:26Z-
dc.date.available2011-10-19T18:07:26Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.issn1516-7313-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3412-
dc.descriptionp.1-15pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo é uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso que acompanhou a trajetória de uma professora de física do Ensino Médio que estava começando a dar aulas no ano de 1998, mas ainda concluindo seu curso de formação inicial de professores de física. Usamos as disciplinas de Prática de Ensino de Física I e II, do curso de formação inicial, como pano de fundo para que pudéssemos nos aproximar das crenças educacionais do nosso sujeito da pesquisa. Ao acompanhar essa professora, tanto na condição de aluna do curso de formação inicial como também na condição de professora novata, utilizamos o conceito de desenvolvimento profissional de professores iniciantes que envolve a detecção, a evolução e formas de solução de conflitos, e preocupações profissionais inerentes ao próprio desenvolvimento dos professores. Os dados que dispomos e analisamos para entender a trajetória de desenvolvimento dessa professora são materiais escritos por ela mesma, dois conjuntos de entrevista em períodos distintos e a gravação de imagens do segundo semestre letivo de aulas na Universidade onde se desenvolvia a disciplina de formação que acompanhamos. Através de análises interpretativas derivadas do método qualitativo, procuramos estabelecer a trajetória do desenvolvimento profissional dessa professora, buscando contribuir para um melhor entendimento dos problemas que advêm dessa fase de transição entre ser um aluno do curso de formação inicial e ao mesmo tempo já estar vivendo conflitos e preocupações profissionais. O presente estudo se desenvolveu junto ao curso de licenciatura em física da Universidade de São Paulo. Os resultados apontam que a maneira com que os professores lidam com seus conflitos e preocupações profissionais derivam em grande parte de suas crenças preexistentes e sua disposição para mudá-las. São importantes também nesses casos, variáveis como dados biográficos, forma de opção pela carreira e contextos escolares onde começaram a trabalhar.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Bauru: Faculdade de Ciências, UNESPpt_BR
dc.subjectFormação Inicialpt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectPreocupaçõespt_BR
dc.subjectConflitospt_BR
dc.subjectCrençaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Profissionalpt_BR
dc.subjectPreservice Programpt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectConcernspt_BR
dc.subjectConflictspt_BR
dc.subjectBeliefspt_BR
dc.subjectTeachers professional developmentpt_BR
dc.titleTornando-se professor de ciências: crenças e conflitospt_BR
dc.title.alternativeCiência & Educação (Bauru)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubBaurupt_BR
dc.identifier.numberv.9, n.1pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Química)

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