Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34103
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCassol, Mariana-
dc.contributor.authorRibeiro, Celso Henrique Motta-
dc.creatorRibeiro, Celso Henrique Motta-
dc.date.accessioned2021-08-30T18:09:40Z-
dc.date.available2021-08-30T18:09:40Z-
dc.date.issued2021-08-30-
dc.date.submitted2021-08-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34103-
dc.description.abstractO atual cenário de aprendizagem em Matemática na Educação Básica evidenciado pelos indicadores de educação como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) traz, cada vez mais, a necessidade de uma transformação na abordagem dos conteúdos de Matemática na sala de aula. É relevante destacar a importância do papel do professor nesse processo de transformação, adotando práticas pedagógicas que contribuam com a melhoria do ensino. Nesse contexto, os materiais manipuláveis podem auxiliar no processo de aprendizagem, pois além de facilitarem a visualização de objetos, contribuem para aulas mais dinâmicas, divertidas e interativas, auxiliando os estudantes no desenvolvimento do raciocínio e associação com objetos do dia a dia. O presente trabalho apresenta uma proposta de sequência didática sobre quadriláteros notáveis pautada no uso das técnicas de dobraduras como ferramenta de aprendizagem sobre Matemática. A atividade inicia com uma proposta de avaliação diagnóstica de modo a auxiliar na detecção de dificuldades relacionadas ao conteúdo, passando pela organização dos recursos, o passo a passo do material manipulável com os estudantes e finalizando com uma sugestão de avaliação de aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThe current learning scenario in Mathematics in Basic Education evidenced by education indicators such as the National Secondary Education Examination and the Basic Education Assessment System increasingly brings the necessity of a transformation in the way of approach the Math in the classroom. It is important to point out the importance of the teacher's role in this transformation process, adopting pedagogical practices that contribute to the improvement of Mathematics teaching. In this context, manipulable materials can help in the learning process, because they can facilitate the visualization of objects, and contribute to more dynamic, fun and interactive classes, helping students to develop their reasoning and association with everyday objects. This work presents a proposal for a didactic sequence on remarkable quadrilaterals based on the use of folding techniques as a learning tool on Mathematics. The activity starts with a proposal for diagnostic assessment in order to help in the detection of difficulties related to the content, going through the organization of resources, the step-by-step material that can be manipulated with students and ending with a suggestion for learning assessment.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMateriais Manipuláveispt_BR
dc.subjectQuadriláteros Notáveispt_BR
dc.subjectDobraduraspt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectGeometria -- Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectOrigami -- Ensino de Geometriapt_BR
dc.titleUso de dobraduras como ferramenta de aprendizagem sobre quadriláteros notáveis na educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSilva, Rita de Cássia de Jesus-
dc.contributor.refereesWouters, Susan-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.departamentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
Appears in Collections:Dissertação (PROFMAT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_de_Mestrado_PROFMAT_DOBRADURAS_Celso_H_M_Ribeiro.pdfDissertação de Mestrado2,13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.