Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34100
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A Harpa de Concerto - estudo de glissandi e de configurações dos pedais com categorização de classes de conjuntos
Autor(es): Oliveira, Jamary
Bordini, Ricardo Mazzini
Sampaio, Marcos da Silva
Autor(es): Oliveira, Jamary
Bordini, Ricardo Mazzini
Sampaio, Marcos da Silva
Abstract: Neste artigo estudam-se as possibilidades de dispor os pedais da Harpa de Concerto para a execução de glissandi conforme os exemplos encontrados nos tratados de orquestração. Estudam-se os princípios envolvidos nas disposições possíveis dos pedais usando-se o sistema numérico de base três para a notação e, enfocam-se as possíveis coleções de notas pela teoria dos conjuntos de classes de notas com um tratamento estatístico. O objeto é prover compositores, harpistas e estudantes de música com informações coligidas de várias fontes para elaboração de material pré-compositivo ou para pesquisa.
Palavras-chave: Harpa de concerto
Configuração de pedais
Tratados de orquestração
Citação: OLIVEIRA, Jamary; BORDINI, Ricardo Mazzini; SAMPAIO, Marcos da Silva. A Harpa de Concerto - estudo de glissandi e de configurações dos pedais com categorização de classes de conjuntos. ICTUS Music Journal, Salvador, BA, ano 2021, v. 15, n. 1, p. 25-48, 30 jun. 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34100
Data do documento: Jun-2021
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGMUS)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.