Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34038
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rengel, Lenira Peral | - |
dc.contributor.author | Ramos, Sueli Machado | - |
dc.creator | Ramos, Sueli Machado | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-25T18:12:41Z | - |
dc.date.available | 2021-08-25T18:12:41Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-25 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-23 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34038 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa apresenta-se como uma proposta para o ensino de Dança e Movimento, expondo uma sistematização metodológica de aprendizagem por meio de metáforas. Uma hipótese é a de que o ensino de Dança por meio de metáforas verbais e gestuais pode contribuir para que o conhecimento seja autoconhecimento (SANTOS, 1988). A sistematização proposta busca, por meio de gestos e falas em aulas de Dança, a reconstrução entre conhecimento-como-regulação e conhecimento-como-emancipação (SANTOS, 1996). Segundo Lakoff e Johnson (2002), as metáforas são parte da nossa vida cotidiana, das nossas ações, dos modos como apreendemos e conceitualizamos o mundo. Rengel (2007; RENGEL et al., 2019, 2015) avança a partir dos estudos do linguista cognitivo George Lakoff e do filósofo cognitivo Mark Johnson, afirmando a importância de compreender que o corpo conhece – seja o mundo, os objetos, os outros, a dança – por um processo cognitivo denominado de procedimento metafórico do corpo. Neste estudo, a experiência por meio do procedimento metafórico do corpo, bem como a criação de imagens (BITTENCOURT, 2012), transformam-se em objeto de estudo. A pesquisa realizou uma organização sistematizada (HOLLIDAY, 2006) de modos de dizer e de propor gestos, mediante a utilização de metáforas aqui apresentadas por intermédio de um “Pequeno Glossário Ilustrado de Metáforas” e um plano de curso. Traz como resultados a correlação entre procedimentos técnicos e processos artísticos compositivos, articulando-os entre os conhecimentos teórico práticos e a experiência cotidiana. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Metáforas | pt_BR |
dc.subject | Procedimento Metafórico do Corpo | pt_BR |
dc.subject | Sistematização | pt_BR |
dc.title | Corpo/ensino/aprendizagem/metáfora por procedimento metafórico: uma composição didático-metodológica para o ensino de dança | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Accioly, Cecília Bastos da Costa | - |
dc.contributor.referees | Setenta, Jussara Sobreira | - |
dc.publisher.departament | Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Dança | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (PRODAN) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
sueli_ramos_trabalho_de_conclusao_de_curso_03.01.2023_pdf.pdf | 8,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.