Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34038
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRengel, Lenira Peral-
dc.contributor.authorRamos, Sueli Machado-
dc.creatorRamos, Sueli Machado-
dc.date.accessioned2021-08-25T18:12:41Z-
dc.date.available2021-08-25T18:12:41Z-
dc.date.issued2021-08-25-
dc.date.submitted2021-11-23-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34038-
dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta-se como uma proposta para o ensino de Dança e Movimento, expondo uma sistematização metodológica de aprendizagem por meio de metáforas. Uma hipótese é a de que o ensino de Dança por meio de metáforas verbais e gestuais pode contribuir para que o conhecimento seja autoconhecimento (SANTOS, 1988). A sistematização proposta busca, por meio de gestos e falas em aulas de Dança, a reconstrução entre conhecimento-como-regulação e conhecimento-como-emancipação (SANTOS, 1996). Segundo Lakoff e Johnson (2002), as metáforas são parte da nossa vida cotidiana, das nossas ações, dos modos como apreendemos e conceitualizamos o mundo. Rengel (2007; RENGEL et al., 2019, 2015) avança a partir dos estudos do linguista cognitivo George Lakoff e do filósofo cognitivo Mark Johnson, afirmando a importância de compreender que o corpo conhece – seja o mundo, os objetos, os outros, a dança – por um processo cognitivo denominado de procedimento metafórico do corpo. Neste estudo, a experiência por meio do procedimento metafórico do corpo, bem como a criação de imagens (BITTENCOURT, 2012), transformam-se em objeto de estudo. A pesquisa realizou uma organização sistematizada (HOLLIDAY, 2006) de modos de dizer e de propor gestos, mediante a utilização de metáforas aqui apresentadas por intermédio de um “Pequeno Glossário Ilustrado de Metáforas” e um plano de curso. Traz como resultados a correlação entre procedimentos técnicos e processos artísticos compositivos, articulando-os entre os conhecimentos teórico práticos e a experiência cotidiana.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectMetáforaspt_BR
dc.subjectProcedimento Metafórico do Corpopt_BR
dc.subjectSistematizaçãopt_BR
dc.titleCorpo/ensino/aprendizagem/metáfora por procedimento metafórico: uma composição didático-metodológica para o ensino de dançapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesAccioly, Cecília Bastos da Costa-
dc.contributor.refereesSetenta, Jussara Sobreira-
dc.publisher.departamentEscola de Dança da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Dançapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (PRODAN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sueli_ramos_trabalho_de_conclusao_de_curso_03.01.2023_pdf.pdf8,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.