Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Accioly, Cecília Bastos da Costa | - |
dc.contributor.author | Freire, Francisca Jocélia de Oliveira | - |
dc.creator | Freire, Francisca Jocélia de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-25T12:43:05Z | - |
dc.date.available | 2021-08-25T12:43:05Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-25 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-11 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34029 | - |
dc.description.abstract | Trabalho de Conclusão de Curso composto por: memorial, portfólio e sequência de três
artigos. Trata da pesquisa desenvolvida no mestrado profissional em Dança, do Programa de
Pós-graduação Profissional em Dança da Universidade Federal da Bahia, apresentou como
como objeto a relação entre as aulas de Danças de Salão e as questões de machismo e
heteronormatividade. Partiu da compreensão de que um dos lugares de forte reafirmação e
reprodução nas Danças de Salão de concepções acerca dos papéis estereotipados e
determinados socialmente é a sala de aula. As questões que ganham forte visibilidade e
discussão na atualidade tais como o machismo, o sexismo, o feminismo, a
heteronormatividade, os estudos de gênero, e as relações de poder atreladas, perpassam as
Danças de Salão e seu ensino, fruto de construções sociais patriarcais e eurocentradas. Assim,
esta pesquisa pressupõe que nas aulas de Danças de Salão é recorrente a utilização de um
formato tradicional e tecnicista de ensino de dança, no qual aspectos críticos relacionados à
sociedade não são considerados de forma efetiva, e a ação das instrutoras e dos instrutores
vem a ser determinante para reprodução de um status quo. Para tanto, buscou identificar os
aspectos presentes nas aulas que funcionam como mecanismos para manutenção do seu
formato tradicional machista e heteronormativo, com intuito de possibilitar uma análise crítica
acerca dos atuais formatos, constituições e concepções presentes nas aulas, propondo ações
para fomentar e difundir discussões que propuseram reflexões acerca das concepções que
constituem as Danças de Salão e são reproduzidas em aulas, eventos, apresentações entre
outros. Tem como principal referencial teórico D’Ávila e Ferreira (2018), sobre concepções
pedagógicas; Pazetto e Samways (2018), e Nunes e Froehlich (2018), Feitoza (2011) nas
relações entre a teoria Queer, os estudos de gênero e as Danças de Salão; Carla Akotirene
(2018), sobre interseccionalidade; e Guacira Lopes Louro (1997), para as relações entre
sexualidade e e ducação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Danças de salão | pt_BR |
dc.subject | Feminismo | pt_BR |
dc.subject | Heteronormatividade | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Estudos de gênero | pt_BR |
dc.title | Gancho redondo, puladinho, pião: repensando as concepções das danças de salão | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Silva, Márcia Virgínia da | - |
dc.publisher.departament | Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Dança | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (PRODAN)
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