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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34029
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAccioly, Cecília Bastos da Costa-
dc.contributor.authorFreire, Francisca Jocélia de Oliveira-
dc.creatorFreire, Francisca Jocélia de Oliveira-
dc.date.accessioned2021-08-25T12:43:05Z-
dc.date.available2021-08-25T12:43:05Z-
dc.date.issued2021-08-25-
dc.date.submitted2021-12-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34029-
dc.description.abstractTrabalho de Conclusão de Curso composto por: memorial, portfólio e sequência de três artigos. Trata da pesquisa desenvolvida no mestrado profissional em Dança, do Programa de Pós-graduação Profissional em Dança da Universidade Federal da Bahia, apresentou como como objeto a relação entre as aulas de Danças de Salão e as questões de machismo e heteronormatividade. Partiu da compreensão de que um dos lugares de forte reafirmação e reprodução nas Danças de Salão de concepções acerca dos papéis estereotipados e determinados socialmente é a sala de aula. As questões que ganham forte visibilidade e discussão na atualidade tais como o machismo, o sexismo, o feminismo, a heteronormatividade, os estudos de gênero, e as relações de poder atreladas, perpassam as Danças de Salão e seu ensino, fruto de construções sociais patriarcais e eurocentradas. Assim, esta pesquisa pressupõe que nas aulas de Danças de Salão é recorrente a utilização de um formato tradicional e tecnicista de ensino de dança, no qual aspectos críticos relacionados à sociedade não são considerados de forma efetiva, e a ação das instrutoras e dos instrutores vem a ser determinante para reprodução de um status quo. Para tanto, buscou identificar os aspectos presentes nas aulas que funcionam como mecanismos para manutenção do seu formato tradicional machista e heteronormativo, com intuito de possibilitar uma análise crítica acerca dos atuais formatos, constituições e concepções presentes nas aulas, propondo ações para fomentar e difundir discussões que propuseram reflexões acerca das concepções que constituem as Danças de Salão e são reproduzidas em aulas, eventos, apresentações entre outros. Tem como principal referencial teórico D’Ávila e Ferreira (2018), sobre concepções pedagógicas; Pazetto e Samways (2018), e Nunes e Froehlich (2018), Feitoza (2011) nas relações entre a teoria Queer, os estudos de gênero e as Danças de Salão; Carla Akotirene (2018), sobre interseccionalidade; e Guacira Lopes Louro (1997), para as relações entre sexualidade e e ducação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDanças de salãopt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectHeteronormatividadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEstudos de gêneropt_BR
dc.titleGancho redondo, puladinho, pião: repensando as concepções das danças de salãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSilva, Márcia Virgínia da-
dc.publisher.departamentEscola de Dança da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Dançapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (PRODAN)

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