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metadata.dc.type: Dissertação
Título : A perspectiva museológica e pedagógica de José Valladares no Museu do Estado da Bahia (1939-1959)
Autor : Oliveira, Larissa Saldanha
metadata.dc.creator: Oliveira, Larissa Saldanha
Resumen : Esta dissertação tem por objeto de estudo investigar a perspectiva museológica e pedagógica de José Antônio do Prado Valladares no Museu do Estado da Bahia durante a sua gestão, como diretor, entre os anos de 1939 e 1959. A partir disso, objetivamos relacionar Educação e Museologia – destacando a análise de processos educacionais, demonstrar a existência da relação desses conceitos na gestão de José Valladares e analisar a importância de sua postura para o processo histórico do Museu. A pesquisa foi desenvolvida na cidade de Salvador, Bahia, Brasil, no Museu de Arte da Bahia – um patrimônio centenário da capital baiana. Adotou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e documental – a opção por fontes históricas escritas coaduna com a escolha por uma pesquisa qualitativa. Neste caso, no Museu estavam arquivadas a maioria das fontes materiais consultadas, as quais foram muito importantes para a realização da pesquisa. Foram contemplados neste estudo os documentos escritos pelo próprio José Valladares: os livros escritos por ele e os relatórios de gestão. Além disso, foram analisados os documentos referentes à sua gestão, as publicações do Museu do Estado da Bahia e as matérias jornalísticas que reportavam sobre sua vida. Destacamos aqui a importância da documentação fotográfica para a verificação dos fatos ocorridos, além de enriquecer e ilustrar este trabalho. Os resultados desta pesquisa apontaram para a importância das ideias de José Valladares a respeito da educação visual e dos seus livros como referência para a Museologia. Ademais, seu trabalho também foi importante para a Educação representando um compromisso na tentativa de melhorar a educação do povo, especialmente em museus. A contribuição deste trabalho ressalta um período da história do Museu de Arte da Bahia e enriquece a história das instituições museais baianas. Conclui-se que a concepção museológica e pedagógica de José Valladares se articula em seu trabalho, contribuindo para o desenvolvimento social e o exercício da cidadania nos museus, em especial, no Museu do Estado da Bahia durante os vinte anos da sua gestão.
This dissertation aims to investigate the museological and pedagogical perspective of José Antônio do Prado Valladares at the Museu do Estado da Bahia during his management as director between the years 1939 and 1959. From this, we aimed to relate Education and Museology - highlighting the analysis of educational processes, to demonstrate the existence of a relationship between these concepts in José Valladares' management, and to analyze the importance of his attitude for the historical process of the Museum. The research was developed in the city of Salvador, Bahia, Brazil, in the Museu de Arte da Bahia - a centennial heritage of the capital of Bahia. The methodological procedure adopted was bibliographic and documental research - the option for written historical sources coheres with the choice for a qualitative research. In this case, the Museum had archived most of the material sources consulted, which were very important for the research. This study included the documents written by José Valladares himself: the books he wrote and the management reports. In addition, the documents referring to his management, the publications of the Museu do Estado da Bahia, and the journalistic articles reporting on his life were analyzed. We highlight here the importance of the photographic documentation to verify the facts that occurred, as well as to enrich and illustrate this work. The results of this research pointed to the importance of José Valladares' ideas about visual education and his books as a reference for Museology. Moreover, his work was also important for Education representing a commitment in the attempt to improve people's education, especially in museums. The contribution of this work highlights a period in the history of the Art Museum of Bahia and enriches the history of museum institutions in Bahia. We conclude that the museological and pedagogical conception of José Valladares is articulated in his work, contributing to social development and the exercise of citizenship in museums, especially in the Museu do Estado da Bahia during the twenty years of his administration.
Palabras clave : Educação
Museus
José Valladares
Museu do Estado da Bahia
Pedagogia
metadata.dc.subject.cnpq: Museologia
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Museologia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33963
Fecha de publicación : 18-ago-2021
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGMUSEU)

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