Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33957
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Multiculturalismo, interculturalismo e ensino/aprendizagem de espanhol para brasileiros
Autor(es): Paraquett, Márcia
Autor(es): Paraquett, Márcia
Abstract: Apresento no artigo algumas reflexões que nascem de minha prática e das muitas leituras realizadas ao longo de minha experiência como professora e pesquisadora da área de ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira (ELE) NO Brasil. Para tal, problematizo a pertinência de um ensino de línguas que tenha base intercultural; e apresento sugestões para sua aplicabilidade. Tudo feito no propósito de contribuir para uma reflexão e uma prática que trabalhem em prol da desconstrução de falsas crenças, de estereótipos culturais e de modelos de aprendizagem que sejam redutores ou simplistas, conforme sugerem os documentos brasileiros que norteiam nossa educação: os Parâmetros Curriculares Nacionais (MEC/SEB, 1998) e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM/SEB, 2006). Portanto, essas reflexões se preocupam com o ensino/aprendizagem de Espanhol na educação regular e básica.
Palavras-chave: Espanhol
Interculturalidade
Educação Básica
Editora / Evento / Instituição: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica
Citação: PARAQUETT, Marcia. Multiculturalismo, interculturalismo e ensino/aprendizagem de espanhol para brasileiros. In: BARROS, Cristiano Silva e GOETTENAUER, Elzimar de Marins Costa (Coord.). Espanhol: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010, 292p. Coleção Explorando o Ensino, v. 16, p.137-156
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33957
Data do documento: 2010
Aparece nas coleções:Livro e Capítulo (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010 Multiculturalismo, interculturalismo ... (MEC).pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.