Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33946
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBEZERRA, ANTONIA PEREIRA-
dc.contributor.authorARGOLO, ADENILSON DE ANDRADE-
dc.creatorARGOLO, ADENILSON DE ANDRADE-
dc.date.accessioned2021-08-17T11:48:48Z-
dc.date.available2021-08-17T11:48:48Z-
dc.date.issued2021-08-17-
dc.date.submitted2021-03-31-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33946-
dc.description.abstractComo se estabelece um processo cênico-educativo ancorado na metodologia das histórias de vida? Tal questionamento é respondido a partir de uma pesquisa de cunho qualitativo desenvolvida sob a metodologia das histórias de vida que teve, como objetivo geral, investigar de que forma se estabelece um processo cênico-educativo ancorado na metodologia das histórias de vida. Como objetivos específicos, a investigação ansiou: compreender as histórias de vida no processo de pesquisa, educação e criação cênica; discutir a relação estabelecida entre teatro e educação; e dialogar sobre a práxis cênico-educativa a partir da tríade educação, teatro e histórias de vida. Levando em conta os objetivos propostos, desenvolvi, junto a outros/as sujeitos/as dissidentes da cis e/ou heteronormatividade, as Oficinas Cena Queer, nas quais, a partir das narrativas de vida dos/as participantes, elaboramos um texto teatral e um experimento cênico, objetivando com essa vivência prática de construção cênica, responder à pergunta inicial. Nesse sentido, o desenvolvimento deste estudo se dá através de diálogos teóricos com ideias propostas, sobretudo, por Josso (2010), Louro (2014), Bezerra (2010), Boal (2013), Brandão (1995), Freire (1989, 1992, 1996, 2000, 2016) Peixoto (1983) e Desgranges (2003, 2006). Através das discussões teóricas com os/as autores/as e das análises a respeito da vivência cênico-educativa essa investigação nos indica que todo teatro é um fazer educacional e que este, quando relacionado com as histórias de vida, caminha em proximidade com os princípios de diálogo, emancipação e libertação. O processo cênico-educativo desenvolvido aqui não se estabelece como única maneira de se pensar um fazer teatral e educacional contra hegemônico, mas aponta as potencialidades e possibilidades desse fazer aliado às histórias de vida.pt_BR
dc.description.abstractHow is a scenic-educational process based on the methodology of life stories established? This question is answered based on a qualitative research developed under the methodology of life stories, which had, as a general objective, to investigate how a scenic-educational process anchored in the methodology of life stories is established. As specific objectives, the investigation aimed to: understand the life stories in the process of research, education and scenic creation; discuss the relationship established between theater and education; and dialogue about the scenic-educational praxis from the triad of education, theater and life stories. Taking into account the proposed objectives, I developed, together with other subjects who dissent from cis and/or heteronormativity, the Queer Scene Workshops, in which, based on the participants' life narratives, we elaborate a theatrical text and a scenic experiment, aiming with this practical experience of scenic construction, to answer the initial question. In this sense, the development of this study takes place through theoretical dialogues with ideas proposed, above all, by Josso (2010), Louro (2014), Bezerra (2010), Boal (2013), Brandão (1995), Freire (1989, 1992, 1996, 2000, 2016) Peixoto (1983) and Desgranges (2003, 2006). Through theoretical discussions with the authors and analyzes regarding the sceniceducational experience, this investigation indicates that every theater is an educational act and that, when related to the stories of life, walks in proximity to the principles of dialogue, emancipation and freedom. The scenic-educational process developed here is not established as the only way of thinking about a theatrical and educational action against hegemonic, but points out the potential and possibilities of this action combined with life stories.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectHistórias de Vidapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectGênero e Sexualidadept_BR
dc.subjectProcessos Cênico-Educativospt_BR
dc.titleCartas nunca enviadas de histórias nunca contadas: olhares e reflexões sobre processos cênico-educativos ancorados em histórias de vidapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSOARES, STÊNIO JOSÉ PAULINO-
dc.contributor.refereesCANDA, CILENE NASCIMENTO-
dc.contributor.refereesPEREIRA, ANA LÚCIA NUNES-
dc.publisher.departamentESCOLA DE TEATROpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASpt_BR
dc.publisher.initialsPPGAC - ETUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO ADENILSON DE ANDRADE ARGOLO.pdf3,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.