Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Aquino, Rita Ferreira | - |
dc.contributor.author | Duprat, Luisa | - |
dc.creator | Duprat, Luisa | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-16T21:49:30Z | - |
dc.date.available | 2021-08-16T21:49:30Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-16 | - |
dc.date.submitted | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33929 | - |
dc.description.abstract | Através de experiências artísticas recentes, com o foco especial na performance “Cualquiera!
Cualquer cosa sobre todo em mi”, traço uma relação entre o conceito de heterossexualidade,
sob amparo teórico da pesquisadora afrodominicana Ochy Curiel, e possíveis resistências
criativas, inspiradas em estéticas pornoterroristas, materializadas no trabalho da performer e
poeta Diana Torres. Levando em consideração o fato de o período colonial ter sido de
fundamental importância na construção heterossexual e racista do imaginário de nação, faz-se
necessário que a tessitura epistemológica deste texto passe por uma mirada negra e sapatão,
sob compreensão de que os saberes corporificados provindos dessas existências são de
fundamental importância na destruição de imaginários coloniais. O corpo é aqui estendido ao
erótico, atravessando saberes, e corporificando vinganças anticoloniais, materializadas em
criações artísticas, imersas no contexto da arte drag queen, da performance e do movimento.
O conceito de erotismo é trabalhado sob duas perspectivas distintas, desvelando a
desincorporação do saber científico moderno, cuja eficiência repousa em uma neutralidade
masculina e branca. O corpo como marcação e demarcação de discurso, é evidenciado quando
a escritora americana caribenha Audre Lorde, mulher negra, lésbica, mãe, artista, ativista e
poeta e o filósofo francês Georges Bataille, homem branco, heterossexual, antropólogo,
sociólogo e escritor, são postos em relação, evidenciando as diferenças decorrentes das
formulações teóricas em torno do conceito de erótico, sob a perspectiva de cada autor.
Metodologicamente, a prática artística desenvolvida ao longo da pesquisa é a responsável pela
condução da investigação, levantamento de dados, organização do material levantado e
consideração do corpo como produtor de conhecimento. Criada durante este processo de
pesquisa, a performance “Cualquiera! Cualquer cosa sobre todo en mi” costura este texto em
termos de visualidade, de metáfora, de encarnação do trauma e da violência, de organização
corporal e composição estética da violência sofrida, do expurgo da imagem colonial e da
formulação de vinganças. Pude experimentar uma série de vinganças compartilhadas e mover
na direção do encontro, percebendo a força do espaço e tempo compartidos entre existências
distintas que, no momento justo da suspensão, se encontram em suas feridas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Estéticas de Vingança | pt_BR |
dc.subject | Epistemologia Negra Sapatão | pt_BR |
dc.subject | Heterossexualidade como Instituição Política | pt_BR |
dc.title | La venganza! Estratégias de desestabilização de normativas produzidas pela instituição política heterossexual e racista | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Irineu, Bruna | - |
dc.contributor.referees | Guimarães, Daniela | - |
dc.publisher.departament | ESCOLA DE DANÇA | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA)
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