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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33928
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorParaquett, Márcia-
dc.contributor.editorBarros, Cristiano Silva de-
dc.contributor.editorCosta, Elzimar Goettenauer de Marins-
dc.contributor.editorFreitas, Luciana Maria Almeida de-
dc.creatorParaquett, Márcia-
dc.date.accessioned2021-08-16T21:35:55Z-
dc.date.available2021-08-16T21:35:55Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationPARAQUETT, Marcia. E La nave va: livros didáticos de espanhol no Brasil. In: BARROS, Cristiano Silva de; COSTA, Elzimar Goettenauer de Marins; FREITAS, Luciana Maria Almeida de (Org.). O livro didático de espanhol na escola brasileira. Campinas: Pontes, 2018, p. 35-48.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7113-948-0.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33928-
dc.description.abstractO título não quer sugerir que a viagem empreendida pelos livros didáticos de Espanhol no Brasil tenha sido surrealista, como o genial filme de Federico Fellini (1983), embora queira adiantar que a proposta deste artigo é apresentar alguns elementos que recuperem o percurso vivido por autores, editores, estudantes e, sobretudo, pesquisadores que acompanham esse trajeto, nem sempre vivido em águas seguras. Minha proposta é retomar três viagens já realizadas (PARAQUETT, 2001; PARAQUETT, 2009; PARAQUETT, 2012); três acompanhantes de bordo (CARVALHO, 2013; MATOS, 2014; SOUZA, 2016) e três documentos que legitimem a viagem (BRASIL, 2013; BRASIL, 2015; BRASIL, 2016). Dessa forma, espero contribuir para a reescritura da história dos livros didáticos de Espanhol, marcando as importantes diferenças que ocorreram desde os primeiros que utilizamos até os que passaram pela avaliação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Pretendo, igualmente, associar o livro didático à produção de pesquisa e à formação de professores, orientando-me por três documentos que legitimam a educação nacional: As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (BRASIL, 2013); as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial e continuada de professores (BRASIL, 2015) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2016), desejando, particularmente, que este documento resista às águas turbulentas nas quais estamos navegando.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPontespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspanholpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLíngua espanhola - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleE La nave va: livros didáticos de espanhol no Brasilpt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.localpubCampinas/SPpt_BR
dc.identifier.number1a. ediçãopt_BR
Aparece nas coleções:Livro e Capítulo (PPGLINC)

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