Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33927
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Arrais, Joubert de Albuquerque | - |
dc.contributor.author | Portela, Victor Hugo Barroso de Souza | - |
dc.creator | Portela, Victor Hugo Barroso de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-16T21:28:55Z | - |
dc.date.available | 2021-08-16T21:28:55Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-16 | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33927 | - |
dc.description.abstract | Constatamos que, no Ceará, política e história tensionam corpos em suas existências e resistências diante de uma permanente invisibilidade nacional. A dança faz parte dessa realidade no que chamamos de “encangamentos possíveis” como pergunta de pesquisa que busca vislumbrar as potências dos ativismos da dança do Ceará em suas dimensões políticas e históricas. Nesse sentido, os ativismos em dança (CORREIA, 2013) são pensados no estar coimplicado dos corpos em coletivo no fazer-dizer performativo (SETENTA, 2008) e como ajuntamentos coreopolíticos (LEPECKI, 2011), a partir de apontamentos infrapolíticos (SCOTT, 2013), tensionados por evidências historiográficas. De caráter crítico-propositivo, buscamos identificar como certos discursos sobre dança produzidos no contexto do Ceará mostram aspectos que estruturam as organizações coletivas, nos quais política e história mostram-se indissociáveis mesmo que distintos em dois momentos: 1) Publicações de histórias da dança cearense com narrativas biográficas/individuais e de grupo/coletivas; e 2) atuações de organizações coletivas do Ceará por meio de associações e fóruns. Para tanto, contribuem para nossa argumentação e articulação teórica: o mito de identidade nacional (TAMBUTTI; GIGENA, 2018); o conceito de profanação (AGAMBEN, 2007); a história única (ADICHIE, 2019); a história social (HOBSBAWM, 2013; THOMPSON, 1981) e a interseccionalidade (AKOTIRENE, 2019; DAVIS, 2017). | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Encangamentos possíveis | pt_BR |
dc.subject | Dança - Ceará - História | pt_BR |
dc.subject | Dança - Aspectos políticos | pt_BR |
dc.subject | Dança e historiografia | pt_BR |
dc.subject | Arte e sociedade | pt_BR |
dc.subject | Política na arte | pt_BR |
dc.title | Ativismos de dança no Ceará: política, história e encangamentos possíveis | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Silva, Márcia | - |
dc.contributor.referees | Gadelha, Rosa | - |
dc.publisher.departament | ESCOLA DE DANÇA | pt_BR |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Dança | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Victor Portela.pdf | 938,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.