Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33924
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Paraquett, Márcia | - |
dc.contributor.editor | Barbosa, M. | - |
dc.contributor.editor | Morais, C.F. | - |
dc.contributor.editor | Vidal, M.E.B. | - |
dc.creator | Paraquett, Márcia | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-16T21:08:47Z | - |
dc.date.available | 2021-08-16T21:08:47Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | PARAQUETT, Marcia. Perspectivas interculturais e relações internacionais na aprendizagem de Espanhol. In: BARBOSA, M.; MORAIS, C.F.; VIDAL, M.E.B. (Org.). Teorias de linguagens: Pesquisa e ensino. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2017, p. 151-167 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7591-392-5. | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33924 | - |
dc.description.abstract | Falar em ensino-aprendizagem de línguas implica, preliminarmente, definir concepções gerais, que orientem para a identificação do lugar de onde falo. Para atender à proposta da obra (relações internacionais, língua e cultura), preciso definir minha concepção de língua, sempre vista de maneira indissociável de cultura, assim como preciso associar a ideia de internacionalização à de interculturalidade. Ressalto que o ensino-aprendizagem da língua espanhola na minha experiência se dá no contexto de formação de professores, o que significa que a estou vendo como uma disciplina escolar que minhas/meus alunos, professores em formação, ministram em escolas da educação básica, seja no ensino fundamental ou médio. Essa disciplina tem variadas representações nas comunidades nas quais é aprendida, mas tomarei como lócus a cidade de Salvador ou, mais abrangentemente, o estado da Bahia, onde a maioria das/dos egressos do curso de Letras da Universidade Federal da Bahia atua profissionalmente. Dessa forma, minha proposta consiste em: definir língua como cultura; entender o espanhol como disciplina curricular; sugerir a perspectiva intercultural de aprendizagem como apropriada às relações internacionais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Mercado de Letras | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Espanhol | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.title | Perspectivas interculturais e relações internacionais na aprendizagem de Espanhol | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.localpub | Campinas/SP | pt_BR |
dc.identifier.number | 1a. edição | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livro e Capítulo (PPGLINC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017 Perspectivas interculturais e relações internacionais na aprendizagem de Espanhol.pdf | 201,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.