Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33922
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Estratégias para enfrentar possíveis dificuldades no uso do texto literário nas aulas de espanhol
Autor(es): Paraquett, Márcia
Autor(es): Paraquett, Márcia
Abstract: A proposta é provocar uma reflexão sobre as possíveis dificuldades que sentem professores e autores de materiais didáticos no ensino das literaturas de língua espanhola. Dentre outras questões, destaco a grande variedade de produção literária do universo hispânico, seja no seu recorte temporal, espacial ou temático, assim como reflito sobre a materialidade dos textos literários, tentando justificar o predomínio de poesias em oposição a contos, romances ou dramas nos livros didáticos. Essa preocupação leva meu foco a dois aspectos: ao lugar que ocupa a literatura na educação básica e à importância do fragmento como gênero e estratégia de aprendizagem das literaturas, sem nunca perder de vista a Interculturalidade, perspectiva que adoto na minha práxis, dedicada à formação de professores no nordeste brasileiro, notadamente, na Universidade Federal da Bahia. Para discutir o lugar que ocupa a literatura na educação básica e as mudanças necessárias nos nossos currículos escolares, me apoio em documentos nacionais, em especial, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Resolução Nº 2/2015, do Conselho Nacional de Educação (CNE), que define as Diretrizes Nacionais Curriculares (DNC) para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada. Esses documentos me ajudam a definir o fragmento literário como gênero de sala de aula, apropriado ao acesso a narrativas literárias, muitas vezes negligenciadas na aprendizagem de línguas.
Palavras-chave: Espanhol - Ensino
Literatura espanhola - Ensino
Interculturalidade
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: CRV
Citação: PARAQUETT, Marcia. Estratégias para enfrentar possíveis dificuldades no uso do texto literário nas aulas de espanhol. In: NOGUEIRA, Antônio Messias; BAPTISTA, Márcia Tiba Rádis (Orgs.). Espanhol no Nordeste: espaços de resistência, criação e transformação. Curitiba: Editora CRV, 2018, p. 21-46
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33922
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Livro e Capítulo (PPGLINC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018 Estratégias ... no uso do texto literário nas aulas de espanhol.pdf318,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.