Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3390
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Uma leitura sobre a perspectiva etnoepidemiológica |
Other Titles: | Ciência & Saúde Coletiva |
Authors: | Fernandes, Rita de Cássia Pereira |
metadata.dc.creator: | Fernandes, Rita de Cássia Pereira |
Abstract: | É indubitável a contribuição da epidemiologia para o estudo da enfermidade e sua distribuição em populações. No entanto, vários estudiosos têm apontado a necessidade de revisar as dificuldades e limites dessa disciplina. Alguns autores chamam a atenção para a necessidade de integrar diferentes perspectivas teórico-metodológicas para o estudo de objetos complexos como a relação saúde-doença. Os limites da abordagem dos fatores de risco aplicada isoladamente ao estudo dessa relação devem ser superados por meio de modelos capazes de abordar a relação entre sujeitos humanos e seu meio, ambiente, cultural e sócio-histórico. O encontro entre o método epidemiológico, privilegiado para generalização, e outro capaz de aprofundamento pode ser alcançado pela estratégia etnoepidemiológica que tem como pressuposto que os fenômenos da saúde-doença são processos sociais, devendo ser concebidos como tais, "históricos, complexos, fragmentados, conflitivos, dependentes, ambíguos e incertos". Este ensaio pretende analisar alguns aspectos teórico-metodológicos que têm permitido a reflexão sobre as potencialidades da etnoepidemiologia, como abordagem que integra a epidemiologia a outras disciplinas. |
Keywords: | Etnoepidemiologia Teoria epidemiológica Limites da epidemiologia Integração disciplinar Ethnoepidemiology Epidemiologic theory Epidemiology limits Discipline integration |
Publisher: | Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3390 |
Issue Date: | 2003 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC) |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.