Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3390
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Uma leitura sobre a perspectiva etnoepidemiológica
Other Titles: Ciência & Saúde Coletiva
Authors: Fernandes, Rita de Cássia Pereira
metadata.dc.creator: Fernandes, Rita de Cássia Pereira
Abstract: É indubitável a contribuição da epidemiologia para o estudo da enfermidade e sua distribuição em populações. No entanto, vários estudiosos têm apontado a necessidade de revisar as dificuldades e limites dessa disciplina. Alguns autores chamam a atenção para a necessidade de integrar diferentes perspectivas teórico-metodológicas para o estudo de objetos complexos como a relação saúde-doença. Os limites da abordagem dos fatores de risco aplicada isoladamente ao estudo dessa relação devem ser superados por meio de modelos capazes de abordar a relação entre sujeitos humanos e seu meio, ambiente, cultural e sócio-histórico. O encontro entre o método epidemiológico, privilegiado para generalização, e outro capaz de aprofundamento pode ser alcançado pela estratégia etnoepidemiológica que tem como pressuposto que os fenômenos da saúde-doença são processos sociais, devendo ser concebidos como tais, "históricos, complexos, fragmentados, conflitivos, dependentes, ambíguos e incertos". Este ensaio pretende analisar alguns aspectos teórico-metodológicos que têm permitido a reflexão sobre as potencialidades da etnoepidemiologia, como abordagem que integra a epidemiologia a outras disciplinas.
Keywords: Etnoepidemiologia
Teoria epidemiológica
Limites da epidemiologia
Integração disciplinar
Ethnoepidemiology
Epidemiologic theory
Epidemiology limits
Discipline integration
Publisher: Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3390
Issue Date: 2003
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
17456.pdf83,33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.