Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33874
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
Título : Da subordinação à valência: esboço para uma reviravolta nos estudos de gênero e sexualidade
Autor : Lopes, Maycon
metadata.dc.creator: Lopes, Maycon
Resumen : Recupero neste ensaio algumas contribuições de autores herdeiros do pragmatismo clássico e do chamado “empirismo radical”, com destaque à filósofa da ciência Isabelle Stengers. O meu argumento é que a originalidade de suas proposições, ainda parcamente traficadas para os estudos de gênero e sexualidade, pode ser bastante proveitosa para repensarmos nossa prática enquanto estudiosos, de modo geral, de grupos historicamente subordinados. Ocupado com este propósito, transito entre a teoria da interseccionalidade, posta em revista, e uma sumária e introdutória exposição do que tem ficado conhecido como o turno especulativo da teoria social contemporânea. Neste pouco ortodoxo percurso, traço um deslocamento — ao meu ver, de magna consequência ética — da ênfase na fraqueza ao realce da força dos sujeitos a quem vamos ao encontro no trabalho de campo.
Palabras clave : Isabelle Stengers
Pragmatismo
Teoria Social
Marcadores sociais da diferença
Interseccionalidade
Ética de pesquisa
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : UFPA
Citación : LOPES, Maycon. Da subordinação à valência: esboço para uma reviravolta nos estudos de gênero e sexualidade. In: Trindade, Ronaldo; CALDAS, Carlos Amorim. (Org.). Diversidade em Perspectiva. 1ed.Cametá: UFPA, 2020, v. 2, p. 131-155.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33874
Fecha de publicación : 2020
Aparece en las colecciones: Livro e Capítulo (PPGCS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Da_subordinacao_a_valencia_esboco_para_u.pdf3,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.