Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33791
Tipo: Artigo de Periódico
Título: 'Pistas morais,' atuação profissional e consciência moral de estudantes de instituições públicas de ensino brasileiras
Título(s) alternativo(s): CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE
Autor(es): Souza, Marcelo Cunha de
Casa Nova, Silvia Pereira de Castro
Pereira, Antonio Gualberto
Autor(es): Souza, Marcelo Cunha de
Casa Nova, Silvia Pereira de Castro
Pereira, Antonio Gualberto
Abstract: As instituições de ensino superior têm se questionado acerca de como inserir a ética na formação dos futuros profissionais. Com vistas a subsidiar esse debate, a presente pesquisa tem como objetivos: a) identificar o impacto da linguagem moral sobre a extensão e nível de consciência moral de estudantes da área de negócios em duas universidades públicas brasileiras e; b) verificar se o tempo de atuação profissional afeta o nível de consciência moral dos estudantes. Foi realizado uma pesquisa com 133 estudantes, da Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), dos cursos de graduação em Ciências Contábeis, Atuária, Administração, Relações Internacionais, além de alguns alunos intercambistas. O presente trabalho replica o estudo desenvolvido por Lowry (2003), em uma universidade britânica, que identificou variáveis que pudessem explicar o maior ou menor nível de consciência moral dos alunos. Os resultados obtidos, neste estudo, sugerem que não há diferença no nível de consciência moral dos indivíduos em função de “pistas morais” e que agentes com mais tempo no mercado de trabalho não demonstram significante aumento na capacidade de identificar conflitos éticos, existindo uma associação negativa com a consciência moral dos respondentes, algo que ratifica o resultado obtido por Lowry (2003) no estudo original.
Palavras-chave: Pistas morais
Atuação profissional
Consciência moral
Estudantes
Contabilidade
Ética
Ensino superior
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: FEA/USP
Citação: SOUZA, M. C.; CASA NOVA, S. P. C.; PEREIRA, A. G. Pistas morais, atuação profissional e consciência moral de estudantes de instituições públicas de ensino brasileiras. In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 13, 2013, São Paulo. Anais [...], São Paulo: FEA/USP, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33791
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGCONT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Pistas Morais.pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.