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dc.contributor.authorSouza, Marcelo Cunha de-
dc.contributor.authorCasa Nova, Silvia Pereira de Castro-
dc.contributor.authorPereira, Antonio Gualberto-
dc.creatorSouza, Marcelo Cunha de-
dc.creatorCasa Nova, Silvia Pereira de Castro-
dc.creatorPereira, Antonio Gualberto-
dc.date.accessioned2021-07-25T15:02:17Z-
dc.date.available2021-07-25T15:02:17Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSOUZA, M. C.; CASA NOVA, S. P. C.; PEREIRA, A. G. Pistas morais, atuação profissional e consciência moral de estudantes de instituições públicas de ensino brasileiras. In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 13, 2013, São Paulo. Anais [...], São Paulo: FEA/USP, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33791-
dc.description.abstractAs instituições de ensino superior têm se questionado acerca de como inserir a ética na formação dos futuros profissionais. Com vistas a subsidiar esse debate, a presente pesquisa tem como objetivos: a) identificar o impacto da linguagem moral sobre a extensão e nível de consciência moral de estudantes da área de negócios em duas universidades públicas brasileiras e; b) verificar se o tempo de atuação profissional afeta o nível de consciência moral dos estudantes. Foi realizado uma pesquisa com 133 estudantes, da Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), dos cursos de graduação em Ciências Contábeis, Atuária, Administração, Relações Internacionais, além de alguns alunos intercambistas. O presente trabalho replica o estudo desenvolvido por Lowry (2003), em uma universidade britânica, que identificou variáveis que pudessem explicar o maior ou menor nível de consciência moral dos alunos. Os resultados obtidos, neste estudo, sugerem que não há diferença no nível de consciência moral dos indivíduos em função de “pistas morais” e que agentes com mais tempo no mercado de trabalho não demonstram significante aumento na capacidade de identificar conflitos éticos, existindo uma associação negativa com a consciência moral dos respondentes, algo que ratifica o resultado obtido por Lowry (2003) no estudo original.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFEA/USPpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttps://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2436250pt_BR
dc.subjectPistas moraispt_BR
dc.subjectAtuação profissionalpt_BR
dc.subjectConsciência moralpt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.title'Pistas morais,' atuação profissional e consciência moral de estudantes de instituições públicas de ensino brasileiraspt_BR
dc.title.alternativeCONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADEpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSão Paulopt_BR
dc.identifier.number13pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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