Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33789
Tipo: Dissertação
Título: Estado desenvolvimentista e fomento às tecnologias da informação e comunicação: análise do direcionamento de Brasil e China no contexto de globalização e neoliberalismo
Autor(es): Coelho, André Pires Batista
Autor(es): Coelho, André Pires Batista
Abstract: As transformações políticas e econômicas ocorridas durante as décadas de 1970 e 1980 no mundo reconfiguraram de forma definitiva o modo de produção e as relações entre os Estados nacionais. Os impactos destas transformações nos países periféricos foram distintos. A reconfiguração das relações sociais, políticas e econômicas no Brasil e na China neste período indicam escolhas por estratégias de desenvolvimento diferentes, notadamente no que tange as políticas voltadas para indústria de tecnologia da informação e comunicação (TIC). Analisar de forma comparativa, sob a ótica do Estado desenvolvimentista, as alterações e/ou ajustes estruturais ocorridos em ambiente de desregulamentação internacional, globalização e neoliberalismo, a partir de fatos estilizados, notadamente referentes ao aparato burocrático/institucional e de exemplos de empresas de tecnologia de capital nacional destes dois Estados, se faz fundamental para compreensão de seus reflexos, não só nas teorias do desenvolvimento, como também nas relações entre Estado e sociedade na contemporaneidade.
Palavras-chave: Relações econômicas internacionais
Brasil - Política econômica
China - Política econômica
Tecnologias da informação e comunicação
CNPq: 7.09.05.04-5 Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de pós graduação em Relações Internacionais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33789
Data do documento: 25-Jul-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGRI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação A.Coelho. Versão final 2020.pdf5,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.