Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33723
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Ações institucionais preparatórias para o ENADE nos Cursos de Ciências Contábeis
Título(s) alternativo(s): Revista Universo Contábil
Autor(es): Silva, Taís Duarte
Miranda, Gilberto José
Freitas, Sheizi Calheira de
Autor(es): Silva, Taís Duarte
Miranda, Gilberto José
Freitas, Sheizi Calheira de
Abstract: O presente estudo teve por objetivo identificar quais ações as instituições de ensino superior que oferecem o curso de Ciências Contábeis realizam visando à melhoria do conceito ENADE do curso. Para tanto, em um primeiro estágio, foram analisados os sites institucionais de 854 IES, sendo identificadas ações voltadas à melhoria do desempenho no ENADE em apenas 75 delas. Posteriormente, por meio da aplicação de questionários, foram obtidas 283 respostas que objetivaram conhecer, além das ações realizadas, a percepção dos discentes acerca da motivação, decorrente de tais ações, para uma melhor performance no referido exame. Os resultados encontrados permitem afirmar que a realização de ações preparatórias nas instituições é frequente, ocorrendo em 74,7% das instituições pesquisadas. Ao analisar as características das ações realizadas, destacam-se as de natureza preparatória (aulões, disciplinas específicas de preparação para o ENADE, cursos ou outros – presentes em 49,5% das instituições participantes) e as de sensibilização (seminários, oficinas, palestras, debates sobre a importância do ENADE – presentes em 42,4% dos casos). Os testes estatísticos realizados evidenciam que as instituições privadas adotam mais ações “imediatistas” do que as instituições públicas. Quanto à motivação percebida pelos estudantes, não houve diferenças expressivas quando comparada às ações realizadas. Também foi constatado que 14,1% das instituições pesquisadas utilizam formas invasivas para comprovação do desempenho obtido pelos discentes (recolhimento do caderno de prova ou exigência de um print da tela com a nota). Esses resultados sugerem a necessidade de observação permanente por parte da sociedade e da academia, no tocante aos processos de avaliação da educação superior no Brasil.
Palavras-chave: Ações Institucionais
Desempenho Acadêmico
ENADE
Ciências Contábeis
Contabilidade
Educação - Brasil
Ensino superior - Avaliação
Avaliação educacional
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Revista Universo Contábil
Citação: SILVA, T. D. ; MIRANDA, G. J. ; FREITAS, S. C. . Ações institucionais preparatórias para o ENADE nos Cursos de Ciências Contábeis. Revista Universo Contábil, Blumenau, v. 13, n. 1, p. 65 - 84, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33723
Data do documento: 31-Mar-2017
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGCONT)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.